As celebrações, que tiveram lugar no Multiusos de Guimarães, iniciaram-se com a entrega de prémios relativos aos vários desafios do ano e contaram com a presença do Presidente da Associação bandeira Azul da Europa (ABAE), José Archer, que saudou todos os participantes; da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, que felicitou todos os intervenientes; e dos representantes da DGEstE Norte e da APA, que reiteraram o prestígio e o impacto das iniciativas da ABAE na formação para a consciência ecológica. 

O Eco-Trilho premiado foi desenvolvido pelos alunos do Eco-clube e está disponível AQUI. Para a definição do mesmo, numa fase inicial, e em grupo, os alunos fizeram pesquisa sobre as várias possibilidades do trilho se efetuar junto ao mar. Numa fase posterior, ficou determinado que o percurso conciliaria duas vertentes: zonas de arribas e areal. As decisões finais foram tomadas em grupo, ficando estabelecidos 5 pontos de interesse: início na (I) Praia do Castelo, seguindo pela (II) Praia do Lourenço, (III) Rocha da Galé, (IV) e Lagoa dos Salgados, finalizando em (V) Armação de Pêra. As estações escolhidas pretendem dar relevo a características geológicas, à fauna e floras locais, atividades de lazer e aspetos da cultura local. O uso da Wikiloc foi do agrado dos alunos, que ficaram muito motivados para fazer mais trilhos e conhecer outros já delineados por diferentes membros. 

Para além deste prémio, o CIV recebeu ainda a Bandeira Verde, em resultado do esforço coletivo da comunidade educativa para a educação ambiental e sustentabilidade. Foram galardoadas 1564 escolas, de 229 municípios de todo o País. No Algarve, o município de Loulé teve o maior número de instituições de ensino galardoadas, contabilizando 11 escolas com Bandeira Verde.