Promovido pela Comissão Europeia, o concurso conta com cerca de 90 projetos, oriundos de 40 países levam a concurso projetos das mais variadas áreas da ciência como seja Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Ciências da Computação ou Física. A representar Portugal estarão três equipas de jovens Portugueses que se destacaram na 12ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

"Teoremas de comutatividade para grupos e semigrupos" é um dos projetos que depois se ter destacado na Mostra Nacional de Ciência nacional, segue agora para a Final Europeia. Desenvolvido no Colégio Planalto por Francisco Araújo, o projeto de matemática, pretende generalizar algumas classes de semigrupos para a comutatividade dos grupos.

Mário Ribeiro, João Maria Leite e Catarina Brandão constituem o grupo que entrará em competição com um projeto na área das Bioeconomia. Desenvolvido no Colégio Luso-Francês do Porto, o projeto "ENTOFARM.PT", consiste num modelo de produção sustentável de grilo doméstico (Acheta Domesticus) para a introdução na alimentação, quer humana, quer em rações animais, como fonte proteica alternativa à carne e outros suplementos.

Os jovens João Dinis e Ana Raquel Moreira, do Agrupamento de Escolas D. Maria II vão levar a concursos o "Estudo de padrões de correlação em sinais de ondas gravitacionais e GRB's (Gamma-Ray Bursts)". O projeto está inserido na área da física e tem como objetivo principal encontrar correlações entre as forças gravitacionais e as electromagnéticas.

Segundo a Presidente Executiva da Fundação da Juventude, «face ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, a Fundação da Juventude tem vindo a apostar na promoção de áreas relacionadas com I&D, como forma de promover a ciência e a transferência de conhecimento. Um investimento que se reflete no crescente número de jovens que, anualmente, participam no Concurso para Jovens Cientistas com o intuito de serem apurados para a Mostra Nacional de Ciência e alcançarem um lugar nos mais prestigiados certames Internacionais, onde Portugal se tem destacado».