A Câmara Municipal de Matosinhos deu hoje início a um projeto que abrange todos os estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo do Ensino Básico.O O objetivo, explica a autarquia, em comunicado, é a "aproximação entre a escola e as instituições do concelho".

Integrados no Currículo Local de Matosinhos, os Roteiros Pedagógicos explorarão temas adaptados a cada ano de escolaridade, complementando a atividade letiva e permitindo aos alunos um primeiro contacto com empresas e instituições das áreas do ambiente, do património, da arte e da arquitetura e da ciência e tecnologia, sediadas em Matosinhos.

Desta forma, acrescenta a mesma fonte, o objetivo passar á por "divulgar as tradições, cultura e património do concelho junto de todos os que nele vivem, trabalham e estudam, enriquecendo simultaneamente o percurso escolar dos alunos do primeiro ciclo".

No âmbito do projeto, está também prevista a criação de uma plataforma digital e interativa que permitirá o acesso de pais, encarregados de educação, docentes e alunos a informações, questionários e jogos que atribuirão crachás digitais de certificação de conhecimentos.

Assinalando o arranque do ano letivo, o programa teve hoje início ccom uma visita preparatória a instituições como o Parque Ecológico do Monte de S. Brás, o CEIIA - Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, a Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura e a exposição Monasterium Km234, patente no Mosteiro de Leça do Balio.