O objetivo é ajudar os estudantes a tomar uma decisão mais segura e consciente, eixos estes em que a associação trabalha e apoia. "Acabei o 12.º ano e agora?" - esta é a pergunta que vários jovens fazem quando terminam o ensino secundário. Para muitos a resposta pode ser óbvia, mas para outros esse não é o caso e a taxa de desistência do curso prova-o: 29% desistem logo no 1.º ano, segundo um estudo da Direcção-Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC).

Muitas vezes, os jovens escolhem o curso universitário sem certeza se é realmente aquele o caminho que desejam seguir e 35% dos estudantes afirmam que a segunda maior razão para a desistência do aluno é a falta de motivação, relacionada com percepções erradas do curso, aponta um estudo do Unlimited Future.

Francisco Silva, atualmente frequenta o curso de Direito, já participou no programa e afirma que a experiência o ajudou a tomar a decisão mais correta. "Acabei o secundário sem ter ideia de nada e acabei o meu gap year com a certeza do curso que queria seguir, e tudo isto porque pude passar aquelas semanas a viver como um estudante real e a explorar os cursos que mais me interessavam". O programa pode ser o primeiro passo do gap year, sendo que se desenrola nos primeiros meses do ano letivo, entre setembro e novembro. A Gap Year Portugal tem parceria com várias universidades portuguesas e os jovens poderão escolher 3 dos mais de 100 cursos disponíveis. As pré-inscrições estão abertas até 31 deaAgosto. A 1.ª fase decorre até 12 Setembro e a 2.ª fase de 13 Setembro até 30 Setembro.

Todas as informações podem ser consultadas aqui.