As candidaturas ao PEJENE 2016 contam com duas fases: a primeira fase decorre até 8 de Abril e destina-se a empresas e entidades de acolhimento interessadas em receber estagiários. A segunda fase inicia-se a 12 de abril e destina-se a jovens estudantes que pretendam candidatar-se a um dos estágios disponibilizados pelas empresas.

As candidaturas são feitas diretamente através da plataforma www.fjuventude.pt/pejene2016 onde, após avaliação de candidaturas das empresas e entidades de acolhimento, a Fundação da Juventude divulga a lista de vagas para estágios, iniciando-se assim as candidaturas para os jovens estudantes.

Os estágios da 24ª edição realizam-se entre julho e setembro, sendo atribuído durante o período em questão o subsídio de alimentação, de transporte e um Seguro de Acidentes Pessoais.

Este programa de estágios é uma iniciativa da Fundação da Juventude, em parceria com o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude e Companhia de Seguros Tranquilidade.

Segundo Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, na última edição do programa PEJENE a taxa de empregabilidade, verificada após a realização do estágio, foi de 15%. Na opinião do responsável, estes "são resultados que se revelam bastante significativos, tendo em conta a conjuntura atual, em que existe uma grande dificuldade de empregabilidade por parte de jovens diplomados».

O PEJENE enquadra-se num dos vetores estratégicos de atuação da Fundação da Juventude - Emprego e Empreendedorismo – e, garante esta instituição, "constitui um importante fator de enriquecimento curricular assim como aquisição de experiência e conhecimento em contexto laboral". 

{module Pub}

{module Always On}