Trata-se de um texto do "Século de Ouro" espanhol, escrito por Luis Vélez de Guevara. A encenação é de Ignacio García, diretor do Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro, em Espanha. Do elenco fazem também parte João Lagarto, Ana Cris, David Pereira Bastos, Leonor Alecrim, Maria Frade e Pedro Walter. O espectáculo fica em cena de 25 de Outubro a 17 de Novembro, de quinta a sábado, às 21h, quartas e domingos, às 16h00, na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada. 

As habituais Conversas com o Público, onde vários especialistas debaterão os temas levantados pelo espetáculo, têm lugar aos sábados, nos dias 26 de outubro, e 2, 9 e 16 de novembro, às 18h, no Foyer do TMJB.  

O dramaturgo espanhol Luis Vélez de Guevara (1579-1644) terá composto mais de 400 peças. Este texto, de 1635, é considerado um dos seus melhores trabalhos. Com tonalidades intensamente líricas, põe em cena a mais trágica e lendária história de amor de Portugal: a de D. Pedro e D. Inês de Castro, à qual se opôs a razão de Estado (a que hoje poderíamos chamar uma razão politicamente correcta). Publicada em Portugal pela primeira vez em 1652, no âmbito de uma colecção intitulada (em castelhano, note-se) Comedias de los mejores y más insignes poetas de España, a peça evoca uma história de contornos inéditos e irrepetidos. O espetáculo centra-se nos dilemas e sofrimentos interiores e nos comportamentos que as quatro personagens principais revelam, convocando o público para pensar sobre o tema sempiterno que é o da supremacia das conveniências sobre o indivíduo – sempre mais frágil – que as questiona.

A adaptação, a partir de uma tradução do poeta Nuno Júdice, é de José Gabriel López Antuñano (n. 1949), professor de Dramaturgia e Ciências Teatrais e autor de obras de pensamento sobre teatro, já realizou várias adaptações de textos dramáticos, entre os quais Enrique VIII y la Cisma de Inglaterra, de Calderón de la Barca, ou A história do cerco de Lisboa, de José Saramago, estreada no Festival de Almada em 2017.

'Reinar Depois de Morrer0 é uma co-produção Companhia de Teatro de Almada/Compañia Nacional de Teatro Clásico e está inserido na Mostra Espanha 2019. O espetáculo é para maiores de 12 anos. Os bilhetes custam entre 6,5€ e 13€.