A exposição concebe uma imersão no misterioso universo criado por Banksy e propõe uma viagem sem precedentes através de mais de 70 obras originais, cedidas por vários colecionadores privados internacionais. Aproxima-nos do controverso universo artístico de um dos criadores mais influentes dos últimos anos, através de diferentes áreas temáticas e mais de 70 criações que incluem obras originais, esculturas, instalações, vídeos e fotografias. As peças, provenientes de coleções particulares, e com a colaboração da Lilley Fine Art / Galeria de Arte Contemporânea, são exibidas em Portugal pela primeira vez.

Uma impressionante instalação audiovisual especialmente criada para esta exposição irá acolher os visitantes, revelando pistas sobre o misterioso artista, destacando as suas peças mais importantes e enquadrando a sua carreira invulgar, não sem controvérsia. Entre as obras mais reconhecidas da exposição está a serigrafia original da série "Menina com um balão", semelhante à recentemente destruída pelo próprio artista em uma ação inédita na Sotheby's, a leiloeira londrina. “Banksy: Genius or Vandal” chega a Portugal precedida por um sucesso sem precedentes em Moscovo, São Petersburgo e Madrid, onde foi visitado por mais de 600.000 pessoas.

Ao mesmo tempo, este espaço vai albergar a exposição Arte Para Respirar, uma exposição integrante que consiste num espaço dedicado à associação de artistas plásticos portugueses estabelecidos e emergentes com a música, através do cunho da Rádio Oxigénio. A primeira exposição Arte Para Respirar estará patente na Cordoaria Nacional, durante o período de exibição de “Banksy: Genius or Vandal?”, de 14 de junho a 27 de outubro e recebe duas artistas, Inês Gato e Maria José Cabral.