Na categoria de Cinema pede-se que seja submetida a concurso uma curta-metragem de ficção ou animação com a duração máxima de 8 minutos; na Escrita, um conto literário original com o máximo de 3 mil palavras; na Música uma faixa de uma música original; e na Fotografia um portefólio de, no mínimo, 12 fotografias originais. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 19 de Abril. 

Os trabalhos podem ser submetidos no Facebook da FNAC Portugal e os vencedores serão anunciados no final do mês de maio, na entrega de prémios “Novos Talentos FNAC 2019”. A grande novidade deste ano é a inclusão, em parceria com a REPSOL, de um prémio monetário para os projetos vencedores das categorias de cinema, escrita e fotografia. No caso da Música este apoio traduz-se na produção deum single da banda vencedora com mistura, gravação, masterização e produção incluídas.  

Para além deste reforço mantêm-se os prémios do ano passado: Na Música as quatro bandas premiadas têm o seu tema incorporado no disco NOVOS TALENTOS FNAC Música 2019 e o projeto vencedor recebe ainda a produção de um videoclip bem como uma atuação no festival FNAC LIVE 19;na Escrita, junta-se o workshop de escrita criativa, pela escola Escrever, Escrever, para o vencedor e a publicação dos quatro melhores contos no livro Novos Talentos FNAC Escrita 2019; na Fotografia a FUJIFILM oferece vales-oferta em equipamento fotográfico FUJIFILM X e todos os projetos destacados vão ver os seus trabalhos expostos nos fóruns FNAC. Na categoria de Cinema os premiados verão as suas curtas serem exibidas publicamente e o vencedor tem ainda acesso a um workshop oferecido pela Universidade Lusófona. 

O painel do júri mantém a qualidade dos anos anteriores, sendo que na categoria de Escrita, Afonso Cruz vem agora juntar-se a João Tordo, Dulce Maria Cardoso e Conceição Garcia. Nas restantes categorias não há alterações a assinalar. Na Fotografia vão ser Mário Cruz, Augusto Brázio, Francisco Feio e Sérgio B. Gomes a analisar os trabalhos. Na Música, as decisões ficam a cargo de Henrique Amaro, Lia Pereira, Luís Oliveira e Rui Miguel Abreu. Na categoria de Cinema, as escolhas serão feitas por Paulo Trancoso, João Canijo, Paulo Viveiros e Margarida Cardoso. 

“É com muito prazer que anunciamos a 17ª edição do Programa Novos Talentos FNAC, uma iniciativa que tanto nos orgulha e que nos permite continuar a apoiar e dar palco ao talento nacional. O mérito deste programa é também do magnífico painel de jurados que nos acompanha e dos parceiros e media partners, que têm ajudado ao longo destes anos a fazer deste sonho, uma realidade. Queremos continuar a atrair novos talentos e ajudá-los a chegar onde quiserem.” explica Inês Condeço, Diretora de Comunicação da FNAC.