Ana Rita resolveu publicar os seus textos por influência de notícias que via na televisão. Se outros jovens publicavam livros, por que não havia ela de ser capaz? E arriscar foi, sem dúvida, a melhor decisão.

A jovem, que estuda em Anadia, tem hoje 15 anos e prepara-se agora para lançar o terceiro livro infanto-juvenil (ainda sem nome definido). Já publicou dois livros cuja primeira edição esgotou rapidamente: “O Sótão da D. Joana” (2008) e “Mundo de Magia” (2009). O primeiro “conta a história de uma jovem adolescente que descobre que o sótão da avó é diferente dos outros e ao explorá-lo acontecem uma série de coisas”, revela-nos Ana Rita. O segundo livro é a continuação da primeira obra e revela um outro segredo desta avó.

O pai, Mário Pereira, diz que ficou surpreendido com a vocação da filha. No entanto, reconhece que os primeiros sinais surgiram cedo. “Quando começou a ler, a paixão foi logo os livros”, conta-nos.

Ana Rita sempre gostou de ler e o seu talento para a escrita começou a revelar-se nas aulas de Português. Os primeiros textos para essa disciplina serviriam de ponto de partida para escrever o primeiro livro, após seguir o conselho da professora de Português. A inspiração surge geralmente à noite, antes de dormir.

Os livros, editados pela Papiro Editora, estão disponíveis na FNAC e nas livrarias Bulhosa, por exemplo.

anarita_not