, está entre as 16 estações mais belas do mundo. Na edição online pode-se ler a opinião que os mesmos formaram acerca da estação da invicta: ”Se o exterior é certamente bonito - e traz-nos à memória a arquitectura parisiense do século XIX, com o seu telhado de mansarda e a frontaria de pedra - , é o átrio principal que o fará engolir em seco. As paredes estão cobertas por 20.000 esplêndidos azulejos, que levaram 11 anos para o artista Jorge Colaço completar. “

Nesta lista pode-se encontrar a Gare du Nord em Paris, os jardins interiores de Atocha em Madrid, as estações de Kanazawa no Japão e o terminal Arte Nova do Expresso Oriente em Melbourne, na Austrália.

A estação de S. Bento foi construída entre 1913 e 1916, e embora a projecção desta obra seja atribuída a Gustave Eiffel, a verdade é que esta é uma construção que pertence aos arquitectos portugueses Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa.

Os azulejos, assentados em 1915, representam cenas da história de Portugal, como Egas Moniz perante o rei de Leão, o casamento de D. João I, a conquista de Ceuta mas também temas de etnografia do Minho e do Douro, figuras simbólicas e no friso superior é mesmo retratada a evolução dos transportes.