Todos os dias de 26 a 30 de Agosto, haverá animação de rua às 16h30 em vários espaços do Castelo, às 18h encontros com os criadores na Sala Ogival e às 22h, várias companhias europeias, oriundas de Portugal, França, Itália e Espanha sobem ao palco do Castelo.

A companhia portuguesa FC Produções Teatrais vai abrir o festival com “A Idade do Ouro” – um teatro actual, que foca os problemas actuais, que utiliza os processos tradicionais de Commedia dell’Arte, com as máscaras, o improviso, a criação colectiva, e as personagens fixas.

A companhia francesa Cie Les Têtes de Bois vai apresentar, no dia 27, “Isabelle, Trois Caravelles et un Charlatan”. A acção decorre numa época trágica durante a qual reinou a censura assassina e o desejo de conquista – aliada no entanto, à farsa histórica de um Cristóvão Colombo mentiroso e impostor.

A peça “R & G La lacrimosa Storia di Romeo e Giulietta” é apresentada no dia 28 pela companhia italiana Scenica Frammenti. Uma proposta diferente do espectáculo “Romeo e Julieta” cuja encenação se aproxima de uma paródia antiga e esboça o estilo de um musical em que o envolvimento do público é essencial.

Ilustrao_de_Maria_Teresa_Crawford_Cabral
Ilustração de Maria Teresa Crawford Cabral


No dia 29, a companhia italiana Teatro Picaro vai-nos trazer “Fabula Buffa”, uma peça inspirada em contos populares e textos de Dario Fo, criada pelos dois autores/actores e parte do nascimento de Giullare. A partir do texto “Mistero Buffo” de Dario Fo, os dois actores vão dar vida a uma história grotesca e trágica. O espectáculo é faladonos dialectos veneto, napolitano e gramelot como exige o espírito da tradição popular.

No dia de encerramento do festival (dia 30), a companhia espanhola Spasmo Teatro propõe-te “Show Park”. Em todas as cidades há um parque e em todos os parques há um banco, bancos esses que são testemunhas mudas da vida quotidiana de muitas pessoas.
O que aconteceria se um destes observadores silenciosos da nossa existência falasse contigo? Nesta peça vai ser representada esta alucinante ideia e o absurdo mundo da nossa vida do dia-a-dia.

Para mais informações podes visitar o site: http://www.castelodesaojorge.pt/