Com o cinema como ponto de partida, o seminário irá reflectir sobre questões do território, da ecologia ou da memória coletiva. Presenças confirmadas de André Gil Mata (Portugal), Hiroatsu Suzuki (Japão) e Rossana Torres (Portugal), Ian Soroka (EUA), Jean-Jacques Andrien (Bélgica), Jodie Mack (Reino Unido), Johann Lurf (Áustria), Laura Huertas Millán (Colômbia), Mohanad Yakubi (Palestina), e da cantora Lula Pena, que fará um concerto surpresa numa das noites do seminário. Agnès Wildenstein, programadora associada do festival Doclisboa, é a programadora convidada da presente edição.

O seminário tem início a 1 de setembro, às 16h00, com uma masterclass de Rita Natálio, performer, investigadora, poeta e ativista, e uma das curadoras da primeira “Mostra Ameríndia” de cinema indígena do Brasil. O filme de abertura, às 19h00, é “Berlin 10/90”, de Robert Kramer (1939-1999), e integra a homenagem que lhe é prestada em parceria com a Cinemateca Portuguesa por ocasião do 20º aniversário do seu falecimento. A obra-prima de Kramer, ROUTE ONE/USA (1989), será também exibida em Arcos de Valdevez e, depois, na Cinemateca, em Lisboa, dia 7 de Setembro, com a presença confirmada de Erika Kramer.

As sessões de cinema do Doc’s Kingdom são de entrada livre e decorrem diariamente na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, às 10h00, 14h30 e 21h30. Os artistas convidados apresentam e discutem o seu trabalho ao longo da semana num ambiente coloquial e intimista. O seminário é a experiência integral e cumulativa que abarca sessões de cinema, debates, concertos, passeios, refeições e o encontro colectivo numa atmosfera informal e bucólica.

O Doc's Kingdom conta ainda com a participação de 10 jovens autores apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, integrando o programa internacional de bolseiros Dear Doc, em colaboração com o California Institute of the Arts. O Doc's Kingdom - Seminário Internacional de Cinema é organizado pela Apordoc - Associação pelo Documentário, responsável pelo festival Doclisboa, com o apoio do ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual, em co-produção com o Município de Arcos de Valdevez.