A UA decidiu premiar estudantes com bolsas de mérito desportivo, que podem ir da isenção total ou parcial do pagamento de propinas, até valor superior, desde que estes alunos se encontrem inscritos a tempo integral e tenham obtido aproveitamento escolar, informa a instituição.

Aos que decidam participar nos Jogos Olímpicos será atribuída uma bolsa de valor equivalente a 1,5 vezes o valor da propina, enquanto que em Campeonatos do Mundo será concedido o valor integral. Em Campeonatos Europeus o estudante poderá obter até 80 por cento do total da propina, enquanto que em representação do país com as cores da seleção portuguesa terá direito a 50 por cento.

No caso dos Campeonatos Nacionais Universitários, os estudantes que consigam ascender ao primeiro lugar também recebem bolsa (50 por cento do valor integral da propina), enquanto ao segundo lugar é atribuído 30 por cento, bem como 15 por cento ao terceiro classificado.

Neste sentido, todos aqueles que alcancem o pódio das Universíadas, nos Campeonatos Mundiais Universitários ou nos Campeonatos Europeus Universitários, ficam isentos do pagamento da propina. Da mesma forma, ser campeão nacional em modalidade federada significa que o estudante recebe 30 por cento do valor da propina, acrescenta a mesma fonte.

Esta medida surge em linha de continuidade com a conquista de lugares nos Campeonatos Nacionais Universitários pelos estudantes da UA e abrange os resultados alcançados durante esta época desportiva. A não esquecer que este é também ano de Jogos Olímpicos e, que por isso a academia decide apostar nos estudantes-atletas, oferecendo-lhes condições estruturais e financeiras, para poderem conjugar uma prática desportiva de alto nível com os estudos.

A Universidade de Aveiro revela que estas bolsas de mérito desportivo fazem parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento desportivo da instituição, em colaboração com a Associação Académica e clubes da região.

{module 105}

{module 181}