A 8ª edição do Portugal Rugby Youth Festival foi apresentada ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa. A Conferência de Imprensa deste festival de Rugby, que é considerado atualmente um dos maiores e melhores Torneios Europeu Juvenis, contou com os oradores António da Cunha (Director da Move Sports) Luís Cassiano Neves (Presidente da Federação Portuguesa de Rugby), Nuno Fernandes Thomaz (Vice-Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos) e Jorge Máximo (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa).

Jorge Máximo, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, explicou a importância do evento para o Município: “É com enorme satisfação que a cidade de Lisboa acolhe, uma vez mais, o Portugal Rugby Youth Festival, que este ano assinala a 8ª edição. Desde a primeira edição que o evento tem vindo a afirmar-se como uma referência internacional do Rugby juvenil, contando com um total acumulado de participantes de cerca de 12 000 jogadores nacionais e estrangeiros. É sem dúvida um dos melhores torneios de Rugby de formação organizado na Europa que atrai anualmente cerca de 800 jovens estrangeiros a Lisboa, servindo também como montra da cidade cosmopolita e Erasmus que Lisboa ambiciona ser. É também uma excelente oportunidade para os muitos praticantes Lisboetas da modalidade terem a chance de se confrontarem com jovens de países onde o Rugby é uma modalidade mais consolidada e competitiva. Espero que esta prova se realize em saudável competição desportiva e que continue a ser uma competição de referência entre os jovens!”

Numa organização conjunta entre a Move Sports e a Câmara Municipal de Lisboa, António da Cunha, Director da empresa responsável pelo festival, deu a conhecer alguns dos pormenores que caracterizam esta edição. “Este ano, contamos com excelentes equipas, muito cotadas de Inglaterra, Pais de Gales, Irlanda e Espanha. Conseguimos trazer alguns dos melhores clubes da Europa, como é o caso do Bristol Academy, da 1ª divisão Inglesa. Esperamos uma competição muito equilibrada e estamos felizes por contribuir para o crescimento dos jogadores portugueses, que encontram novos desafios e novas realidades ao contactarem com equipas provenientes de países com mais tradições”.

O Presidente da Federação Portuguesa de Rugby, Luís Cassiano Neves, declarou que “O Portugal Rugby Youth Festival é hoje a grande referência em termos de torneios internacionais de jovens jogadores em Portugal e tem assumido, nos últimos anos, uma significativa relevância global”.

Portugal Rugby Youth Festival

O Portugal Rugby Youth Festival é considerado neste momento, como um dos melhores festivais da Europa de Equipas Juvenis para escolas e clubes e afirma-se cada ano como um dos principais eventos desportivos da cidade de Lisboa. O festival inclui-se nos grandes eventos desportivos realizados em Lisboa entre Setembro de 2014 e Agosto de 2015, sendo um forte contribuinte para impacto económico total de mais de 93 milhões de euros, segundo estudo do INDEG-ISCTE realizado para a Câmara de Lisboa.

O carácter internacional deste evento possibilita às equipas uma experiência inesquecível. Defrontar adversários internacionais, emocionantes atividades de lazer e grandes momentos de entretenimento numa das mais bonitas cidades da Europa, são algumas das razões pela qual o evento único é considerado de excelência por todos os amantes do Rugby.

Prevê-se um fim de semana cheio de festa, onde são esperados mais de 2000 atletas em representação de 80 equipas - nos escalões de sub13, sub15, sub17 e sub19 - com os jogos disputados entre as 10h00 e as 18h00. Haverá ainda um “Fun Park” cheio de aventuras para toda a familia e este ano uma das novidades é a zona de restauração para todos os visitantes.

A entrada é livre.

{module Always On}{module Pub}