O FST 08e vai representar o IST na Formula Student, a maior competição mundial para alunos de engenharia, na qual os carros são totalmente projetados, construídos e testados pelas equipas de estudantes e que competem entre si em diferentes provas. Este ano a equipa portuguesa irá representar o IST em competições na República Checa, Itália e Espanha.

Com tecnologia 100% portuguesa, o FST 08e tem 175cv de potência e atinge uma velocidade máxima de 130 km/h. Com quatro motores eléctricos AC de Ímanes permanentes apresenta um chassis monocoque em fibra de carbono pré-impregnada e tem uma suspensão duplo triângulo em fibra de carbono. "Foi um grande desafio desenvolver este protótipo em apenas um ano e só foi possível com o empenho de toda a equipa e o apoio dos nossos patrocinadores. Será um grande orgulho representar Portugal, o Instituto Superior Técnico e os nossos patrocinadores nas competições internacionais", conta Henrique Karas, team leader do FST Lisboa.

A FST Lisboa é constituída por 39 alunos de 7 cursos diferentes. A equipa foi criada em 2001, com o desenvolvimento do primeiro protótipo e conta atualmente com 8 modelos construídos, 3 carros movidos a combustão interna e 5 totalmente elétricos. O apoio da Novabase, iniciado em 2010, permitiu impulsionar o crescimento do projeto e possibilitou o desenvolvimento do primeiro protótipo com motor elétrico.