O GameDev Week, realiza-se no Campus do IPCA em Barcelos, e pretende ser o primeiro de uma série de eventos a acontecer anualmente, sendo uma plataforma de interligação entre instituições de ensino superior, indústria, e principais estúdios e empresas tecnológicas do sector dos videojogos, VFX e tecnologias de interação.

Nesta 1ª edição pretende-se criar uma oportunidade de aproximação dos alunos de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, bem como os da área do Design, a "empresas de topo, colocando-os frente a frente com uma realidade que não se encontra normalmente em nenhum outro evento nacional. O que se vai refletir como uma mais-valia na formação profissional e pessoal dos participantes" explicou Duarte Duque, Diretor do Curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, da Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA.

Marcam presença neste evento oradores de empresas de VFX de renome internacional como Double Negative e Framestore. Tratam-se de empresas bem conhecidas do mercado que já venceram Óscares em produções como "Blade Runner 2049" ou"Dunkirk", e participaram em filmes como "Avengers: Infinity War", do famoso "Harry Potter and the Deathly Hallows", "Alien: Covenant", "Interstellar" entre outros títulos. A empresa que desenvolve software utilizado na produção de efeitos visuais para cinema e videojogos, a Foundry, também vai estar presente. "Praticamente todos os filmes que conhecemos da atualidade são desenvolvidos com recurso a estas ferramentas" refere ainda Duarte Duque, que conta ter lotação esgotada nestes sete dias.

Outro momento alto deste evento, que vem para marcar a diferença, está direcionado para as palestras. Vão passar nesta semana pelo IPCA importante oradores dos estúdios de jogos, como a Ubisoft, Gameloft, Beenox, Treehouse Ninjas, entre outros, que vão passar o conhecimento e experiência enquanto profissionais. Estes estúdios são responsáveis por grandes sucessos que bem conhecemos como "Far Cry", "Assassin's Creed", "Call of Duty", "Wolfenstein" e "Sonic Runners Adventure".
As novidades não ficam por aqui, e a EST do IPCA organizou ainda outras atividades como workshops de MoCap, VR e sessões de pitch com um painel de investidores que, como refere o Diretor do Curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, além de transmitirem "um pouco do seu conhecimento e da sua cultura, irão aproveitar a oportunidade para realizar ações de recrutamento".

Consulta o programa em: www.gamedevweek.ipca.pt