O empresário Tim Vieira, um dos “sharks” que participa no programa, demonstrou interesse em reunir com Hugo Ferreira para negociar o investimento a realizar na App.

Em entrevista com Hugo Ferreira ficámos a saber mais sobre esta inovadora aplicação, que permite a sincronização com vários leitores de glicémia através de um adaptador Bluetooth, bem como controlar melhor os valores de insulina e a escolha dos locais, no corpo, para a administrar.

Hugo Ferreira2

Como surgiu a ideia de criar esta aplicação?
Esta aplicação surgiu por necessidade própria. Em 2011, descobri que me tornei diabético tipo 1, sendo uma situação para o resto da vida. Um diabético tem várias tarefas para realizar, desde controlar a glicémia (valor de açúcar no sangue), fazer o registo para o controlo do médico, saber onde aplicar a insulina (não pode ser sempre no mesmo local para evitar lesões) e como efetuar a contagem de hidratos de carbono, entre outros. Foi então que decidi procurar por uma aplicação que me pudesse acompanhar no dia-a-dia. Uma vez que o que vi não foi ao encontro das minhas expetativas e como programador que sou, iniciei o desenvolvimento de uma App à medida das minhas necessidades, ou seja, das necessidades de um diabético.

Em que consiste a App e o que a distingue de outras App que existem para diabéticos?
O GliControl é uma aplicação desenvolvida por um diabético e para diabéticos, pelo que responde às necessidades reais de um diabético, para além de ser uma App nacional. A App consiste num conjunto de ferramentas, possibilitando o registo de dados/informação não só para o médico como para o utente e a disponibilização de análises úteis como a HbA1C (cálculo geral do estado glicémico do diabético). Fornece também uma calculadora de hidratos de carbono, relatórios, envia a tabela de glicémia para médico sem sair da App, etc.
A App distingue-se das outras em primeiro lugar por estar disponível em várias línguas e, naturalmente, pelo Português estar incluído e ser a língua padrão para os terminais móveis. Por outro lado, por permitir a sincronização entre o leitor de glicémia convencional e a App através de um adaptador Bluetooth que está com uma patente em curso.

Quais os benefícios que esta App pode trazer para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)?
Portugal gasta perto de 1000 milhões de euros por ano com os diabéticos e naturalmente que um diabético bem controlado irá ter menos intervenções a curto/médico prazo, o que irá diminuir a probabilidade de outras complicações a longo prazo.

Após a participação no programa de televisão “Shark Tank”, como têm decorrido as negociações com o empresário Tim Vieira?
As negociações ainda estão em curso e decorrem com normalidade.

Para si, qual o significado da projeção alcançada pela App com a participação no programa?
Muitos diabéticos e familiares de diabéticos, que desconheciam o GliControl, podem agora ter acesso a esta plataforma que poderá ajudar a melhorar o seu quotidiano, fornecendo mais qualidade de vida. Mas o impacto superou as expetativas e recebi um feedback bastante positivo por parte das pessoas, dando-me assim mais força para querer fazer mais e melhor e os planos para os próximos meses são ambiciosos.

{module Always On}

{module Pub}