21 885 47 30 | geral@forum.pt

O segundo dia da academia da segurança rodoviária incluiu mais conhecimentos sobre a prevenção da sinistralidade, uma operação Stop e muito mais. 

 Assim recebeu os estudantes, o Chefe dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, João Oliveira, destacou um dado: "Sejam bem-vindos ao quarto maior quartel do país". Esta dimensão, acrescentou, reflete-se nos meios humanos e operacionais envolvidos. Foram estes os recursos que, durante a manhã de hoje, os participantes Brisa Student Drive Camp tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão. 

A viagem começou no campo de exercícios, passando depois por outras estruturas como o parque de viaturas. Aí, houve oportunidade de conhecer a tecnologia de desencarceramento de veículos ligeiros e pesados, de mergulho e, claro, de combate a incêndios. Neste campo, destaque ainda para uma recente adição à frota dos Bombeiros: um cento de operações móvel. "A ideia é gerir toda a operação a partir deste veículo, juntando neste espaço a capacidade de decisora, informática, comunicativa e operacional", realçou João Oliveira. 

BSDC dia 2 5

BSDC dia 2 1O chefe João Oliveira (em baixo) apresentou os recursos dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco

Sobre o trabalho por aqui realizado, João Oliveira destacou que os bombeiros, sendo voluntários, são assalariados, ou seja, recebem um vencimento pago pela associação: "Sou [aqui] funcionários desde os 16 anos, a tempo inteiro", contou. Ainda sobre a realidade do trabalho nesta área, o reponsável destacou a importância de saber gerir o desgaste, em tarefas muito exigentes. "Sabemos que só se pode ir até a um determinado limite, depois, é necessário trocar esse elemento ou a equipa", concluiu. 

BSDC dia 2 6Um dos participantes do BSDC, em declarações à RTP, durante a atividade da manhã

Uma tarde de atividades
O segundo dia de Brisa Student Drive Camp continuou no campus do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde uma tarde de atividades esperava os participantes. No acolhimento dos estudantes, Roberto Monteiro, do Gabinete de Comunicação do IPCB, sublinhou a oportunidade de "conhecer na prática as escolas" desta Instituição de Ensino Superior. De resto, acrescentou, a componente prática é privilegiada no IPCB, com destaque para os estágios, projetos e atividades incluídos no percurso dos estudantes. "Acreditamos que é mais interessante para vocês fazer algo que não seja meramente académico", frisou. 

Estudantes tiveram a oportunidade de "conhecer na prática
as escolas do Instituto Politécnico de Castelo Branco".

A tarde hoje resultou, desta forma, na oportunidade de conhecer a oferta formativa do IPCB, dividida em seis escolas superiores: Agrária, Artes, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia. Durante a sessão de acolhimento dos participantes, Roberto Monteiro detalhou alguns dos apoios com que os estudantes desta instituição podem contar. Para além das quatro residências de estudantes do IPCB, há ainda a ter em conta programas de apoio como o +Superior, através do qual alunos que se desloquem para estudar em regiões com menor população podem contar com um apoio financeiro. 

O desafio colocado aos participantes foi duplo e relacionou-se, de forma diferente, com o tema desta academia. Na Escola Superior de Saúde, foi possível conhecer algumas das principais técnicas envolvidas no Suporte Básico de Vida, bem como conhecer o Sistema Integrado de Emergência Médica, numa lógica de preparação para lidar com um sinistro. Já na Escola Superior de Artes Aplicadas, os restantes estudantes realizaram um workshop de captura e edição de vídeo, com o objetivo de criar de peças multimédia alusivas ao tema da segurança rodoviária. No final, houve ainda tempo para partilha de experiências. 

BSDC dia 2 11BSDC dia 2 13

Por dentro da Operação

O segundo dia de atividades terminaria com a participação numa Operação Stop, em colaboração com a Polícia de Segurança Púbilca. Em grupos de três e quatro, os participantes puderam acompanhar todo o processo, tomando conhecimento dos documentos que são requeridos e do procedimento de avaliação da taxa de alcoolémia. Para os condutores que registaram uma taxa de 0,0 g/L, estava reservada um brinde, numa inserida na campanha 100% Cool.

Brisa 1Brisa 2Brisa 3

Pub IPSantarem
Pub IPPortalegre
Pub FCH_2019
Últimas - Brisa Student Drive Camp
Brisa Student Drive Camp
12 Abril 2019

Terminou hoje a sexta edição do Brisa Student Drive Camp. Depois de cinco dias de atividades, a academia terminou... Com as mãos no volante. 

Brisa Student Drive Camp
11 Abril 2019

O quarto e penúltimo dia do Brisa Student Drive Camp fez-se entre o mundo da autoridade e da competição. A constante foi apenas uma: a segurança nas estradas.

Brisa Student Drive Camp
10 Abril 2019

O Brisa Student Drive Camp passou hoje pelo Parque de Desportos Motorizados, gerido pela Escuderia Castelo Branco. Durante todo o dia, os participantes puderam entrar na Academia Brisa de Condução.