Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:13:16 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Melhor sítio do mundo para aprender...Guionismo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 1 Voto )

cinema

…Guionismo
> University of California, Los Angeles (UCLA)

Numa altura em que as séries são dos produtos televisivos mais vistos - e tu que o digas! -, os guionistas assumem-se como uma parte essencial do processo de criação de qualquer boa história. A arte destas pessoas para escrever guiões cativantes, com grandes personagens e twists narrativos inesperados, é aprendida e trabalhada não raras vezes na University of California, Los Angeles (UCLA), tida como uma referência no universo do guionismo.

Para João Nunes, da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos, a UCLA é um espaço “com provas dadas, cujo curso já é ministrado há muitos anos, tendo por isso uma grande tradição. Para além disso, a universidade está situada no epicentro da indústria do cinema americano – Hollywood – e permite a criação de uma rede de contactos importante, a juntar ao ensino de qualidade que oferece”.

A UCLA, fundada em 1919, introduziu o curso de Guionismo em 1965, e desde então procura estimular os candidatos a criar histórias coesas, populadas por personagens ricos e carismáticos.

Em Portugal, e para quem quer tornar-se um guionista profissional, também existem soluções. Segundo João Nunes, “já podemos encontrar vários cursos que oferecem a opção de Escrita de Argumento, e que dão garantias de um ensino de qualidade”. Entidades como a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Lusófona, ou outras mais intimamente ligadas ao mundo das artes, como a EscreverEscrever ou as Produções Fictícias, promovem com frequência a realização destes cursos.

Comentários (5)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
Daniela Filipa Ribeiro Ferreira
Não conhecia por esse nome Guionismo xD
Daniela Filipa Ribeiro Ferreira , Fevereiro 22, 2011
...
Carolina Madeira
Essencial para argumentistas
Carolina Madeira , Fevereiro 22, 2011
...
Filipa Fernandes Caçador
Grande escola sim smilies/cheesy.gif
Filipa Fernandes Caçador , Fevereiro 21, 2011
...
Tiago Moura
Vá, quem quer algo relacionado com Cinema (principalmente) que entre no curso Audiovisuais na escola Oficina do INA. Ando actualmente nesse curso/escola e não me arrependo nada. Este ano vou participar em 3 Festivais (ainda ando no 1ºano de curso). Vou participar no Be Green (http://bgreenfestival.com) que é um festival de vídeo sobre o ambiente (spots, microfilmes) organizado pela minha escola e terá a primeira edição este ano. Está a ter uma enorme adesão, por isso aproveitem e inscrevam-se (leiam o regulamento no site oficial). Vou participar no Festival 100 Cenas (organizado pela escola secundária de Castro Verde) com o episódio piloto de uma série de comédia que estou a realizar (brevemente irão encontrá-la na net com site próprio e tudo). E vou também participar no festival Food4U (http://www.food-4u.it/), que é um festival de vídeo Italiano e que conta com a participação de escolas de toda a Europa :]
Entretanto mal acabe de produzir algum vídeo, eu vou publicando cá na comunidade da Fórum smilies/smiley.gif

Bem, tenho de escrever um guião para o módulo de argumento. Se alguém tiver uma ideia para um tema, agradeço smilies/smiley.gif
Tiago André Ferreira Moura , Fevereiro 21, 2011
...
claudia
não conhecia por este nome, o que eu aprendo aqui! smilies/smiley.gif
claudia , Fevereiro 21, 2011

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados