A Oftalmologia – do grego ophthalmós (olho) + logos (estudo) – é um dos ramos/ especialidades da Medicina, que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos.
John Hopkins Medicine (Baltimore, EUA)Se queres saber mais sobre cataratas além das do Niágara e o teu sonho passa por dotar o velhinho Mr. Magoo de uma visão de lince, quem sabe se não estás apto para estudar Oftalmologia.
A Oftalmologia – do grego ophthalmós (olho) + logos (estudo) – é um dos ramos/ especialidades da Medicina, que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correcções a variadas condições oftalmológicas e doenças, que incluem áreas de estudo fundamentais, tais como córnea, cataratas, estrabismo, glaucoma, cosméticos, retina, neuro-oftalmologia, entre outras.
Se pensas em especializar-te nesta área lá fora, o Wilmer Eye Institute da Johns Hopkins Medicine parece ser uma boa aposta, pois reúne alguns dos melhores oftalmologistas internacionais, contando ainda com uma equipa especializada e experiente de médicos, enfermeiros e técnicos reconhecidos pelos seus conhecimentos, capacidade de resposta e sensibilidade com os pacientes. O Wilmer Eye Institute foi construído e inaugurado em Junho de 2009 e possui as mais modernas instalações oftalmico-cirúrgicas do mundo.
Para saberes mais sobre esta instituição, entra em http://www.hopkinsmedicine.org/wilmer/.
A FORUM agradece a colaboração da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) na elaboração desta artigo.
Curiosidade…
- Sabias que ao longo da História a pintura de muitos artistas sofreu influências devido a vários distúrbios oculares? Muitos cientistas acreditam que as figuras alongadas nos quadros pintados por El Greco (1541-1614) poderiam ser decorrentes de um estigmatismo de que ele seria portador.
S. João Baptista, El Greco
Comentários (6)
Subscrever sinal web deste comentário.Duvida de leigos
boa tarde,
Ando as voltas com uma duvida de interpretação por falta de conhecimentos, eu tenho uma deficiencia visual no olho esquerdo, sou cega desde a nascença, pelo que me deram a conhecer a veia que leva o sangue ao olho esta seca, pelo que não tenho percepção de qualquer tipo de luz apenas sinto o olho a mexer, para além disso, tenho míopia e aestigmatismo no olho direito.
Pretendia requerer o estatuto de deficiente visual previsto na lei, mas não sei até que ponto poderei ser considerada deficiente, uma vez que a luz da lei tenho de ter uma deficiencia de 95%, não entendo é essa percentagem e se a mesma poderá ser aplicada a cegueira parcial, ou no computo de ambos os problemas visuais.
Agradeço a vossa atenção e se me conseguissem ajudar também, desculpem os erros esta não é a minha "praia".
Cumprimentos
catarina Ferreira
Ando as voltas com uma duvida de interpretação por falta de conhecimentos, eu tenho uma deficiencia visual no olho esquerdo, sou cega desde a nascença, pelo que me deram a conhecer a veia que leva o sangue ao olho esta seca, pelo que não tenho percepção de qualquer tipo de luz apenas sinto o olho a mexer, para além disso, tenho míopia e aestigmatismo no olho direito.
Pretendia requerer o estatuto de deficiente visual previsto na lei, mas não sei até que ponto poderei ser considerada deficiente, uma vez que a luz da lei tenho de ter uma deficiencia de 95%, não entendo é essa percentagem e se a mesma poderá ser aplicada a cegueira parcial, ou no computo de ambos os problemas visuais.
Agradeço a vossa atenção e se me conseguissem ajudar também, desculpem os erros esta não é a minha "praia".
Cumprimentos
catarina Ferreira
...
Quando a outros sítios não sei, mas em Cuba tenho a certeza que é um dos sítios que contem mais informação sobre oftalmologia.