Um estudo da Universidade Portucalense revela que metade dos alunos matriculdos entre o 9º e o 12º ano aderiu ao Ensino pofissional.
São mais de 40 mil os jovens portugueses a frequentar entre o 9º e o 12º ano de escolaridade que, por terem aderido a cursos profissionais ministrados no ensino secundário público, não terão abandonado prematuramente a escola, por opção ou por exclusão, nos últimos dois anos lectivos.
Esta conclusão é revelada por um estudo levado a cabo pelo Departamento de Ciências da Educação e do Património da Universidade Portucalense, sob a orientação da Professora Doutora Cláudia Teixeira, que acrescenta que hoje, metade dos alunos matriculados entre o 9º e o 12º ano frequentam as vias profissionais.
“Desta investigação resultou a convicção de que o Ensino Profissional tem fortes possibilidades de se tornar um veículo promotor do sucesso escolar, pois permite aos alunos desenvolverem os seus talentos individuais e contribuir para a diminuição das taxas de abandono escolar”, refere Ana Maria Cortez, Investigadora no âmbito do Mestrado em Administração e Planificação da Educação da Universidade Portucalense.
Com o objectivo de determinar a atractividade dos cursos profissionais junto dos jovens e de verificar as saídas profissionais proporcionadas por esta modalidade de ensino, a investigação procedeu a um estudo de caso junto de um grupo de 24 ex-alunos de cursos profissionais da Escola Secundária de Ermesinde, do qual resultaram as seguintes conclusões:
- A totalidade dos inquiridos indicou estar satisfeita com o currículo dos cursos, enaltecendo a sua versatilidade e cariz teórico-prático;
- Empregabilidade - 63% iniciaram uma experiência de trabalho logo após a conclusão do curso e, destes, 25% na mesma área de estudo;
- 37% dos alunos prosseguiram os seus estudos, ingressando no Ensino Superior;
- A obtenção de uma dupla certificação – académica e profissional – foi por todos enaltecida como uma mais-valia, por lhes permitir, simultaneamente, prosseguir estudos e/ou iniciar a sua vida de trabalho.
Por sua vez, também os responsáveis das entidades formadoras externas destes alunos, salientaram estarem receptivos à sua empregabilidade nas instituições de que são responsáveis, reconhecendo a necessidade no mercado de trabalho destes técnicos de qualificação intermédia, que classificaram como “produtivos” e “com capacidade para resolver problemas com eficiência”.
“Esta avaliação feita por responsáveis e potenciais empregadores após terem tido uma experiência de colaboração escola-empresa é muito importante, pois significa a abertura a uma nova visão de escola, passando a encará-la como uma fonte de recursos humanos qualificados”, acrescenta Ana Maria Cortez.
Recorde-se que o Ensino Profissional foi implementado na Escola Pública em 2004, altura em que se iniciou uma reforma que viabilizou que as escolas secundárias da rede de oferta estatal pudessem diversificar a sua oferta formativa, oferecendo cursos profissionais de nível secundário idênticos aos desenvolvidos pelas escolas privadas.
Nos primeiros anos, esta medida foi implementada cautelosamente, tendo-se verificado uma “explosão” de matrículas de alunos nos cursos profissionais das escolas públicas em 2006, fruto da vontade política expressa na Iniciativa Novas Oportunidades.
Comentários (7)
Subscrever sinal web deste comentário....
Eu não sou contra as escolas profissionais e aliás, tenho uma escola profissional na minha área que é das melhores em hotelaria, apenas sou contra aqueles alunos que frequentam certos e determinados cursos e passam sem se saber porquê. E isso é travar o abandono escolar ou é criar um país ainda com mais incultura ?
...
Pelo contrário eu aprovo...pois nem todas as escolas profissionais estão acessíveis a todos, e nem possuem das melhores condições para muitos cursos que têm...

Estou em Curso Profissional de Técnico de Turismo.
e posso dizer que a turma começou com 21 .
neste momento tem 13 :/ e quem saiu, não procurou outro curso, simplesmente procurou emprego