Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:13:16 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

5 mil estágios para a Função Pública

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 3 Votos )

estagios_profissionais_1

Já arrancaram as candidaturas para estágios profissionais na Função Pública. Serão atribuídos 5 mil estágios a jovens licenciados de todo o país.

De acordo com o calendário previsto, a fase de apresentação de candidaturas começou a 29 de Março e decorrerá até dia 9 de Abril. Prevê-se que as listas de candidatos seleccionados seja disponibilizada a 26 de Maio e o início do estágio acontecerá a 1 de Julho.

O maior número de vagas disponíveis para os jovens com idades até aos 35 anos pertence às áreas do Direito (1300), Gestão e Administração (592) e Economia (414).

Com menos vagas estão as áreas da Produção Agrícola Animal (1), Física (2) e Belas-Artes (3).

A apresentação e o processamento das candidaturas poderá ser feita no portal da Bolsa de Emprego Público - www.bep.gov.pt

Comentários (6)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
claudia
estou tão indecisa para decidir o meu curso.... ninguem imagina e depois vem o estagio.....
claudia , Agosto 04, 2010
...
fabio
boa iniciativa ,ainda não sei bem como funciona isso
fabio , Julho 14, 2010
...
elmg2006
Tirar cursos sem reconhecimento no final. Nada positivo e motivação nem vê-la
elmg2006 , Abril 07, 2010
...
elmg2006
O problema de tirar cursos é o arranjar emprego. Tirar uma licenciatura, é quase como ter o 12ºAno porque agora com bolonha. O mestrado é que se arranjar alguma colocação, isto claro com um bocado de sorte. O outro problema é que se estuda cerca de 15 anos e nao se encontra nada, ainda é preciso mais dois. Onde vamos parar? estudar metade dos anos de vida, casar ou ter filhos na idade da reforma? e ganhar dinheiro ou independencia económica aos 50?
Tenho uma licenciatura, dizem que é um curso com saida. A saida é que quero trabalhar e nada? vai-se ao centro de emprego e nem ouviram falar da minha area. TEnho que explicar o que é Biotecnologia. pk as pessoas só conhecem médicos, enfermeiros,professores e advogados. O resto das profissões são para encher....Como anda este país...os jovens não vêm futuro em nada...nao sei nao.
Tantos anos de estudo, euros e euros mas sempre a sair....Estamos em Portugal. Porque na frança os jovens estão a estudar e a ganhar dinheiro. Aqui nem os estágios curriculares são remunerados. Os estudantes com despesas de alimentação e transporte e nem para as despesas.
Agora é Esperar pela BEP, se as vagas se preenchem e se alguém recolhe o meu curso e o esforço para o terminar. Ou se vou ter que tirar mestrado para arranjar um cargo nao sei onde. Esperemos que não seja numa caixa de supermercado
elmg2006 , Abril 07, 2010
...
claudia
bela iniciativa, mas sempre com os seus nãos. . .
claudia , Abril 03, 2010
BEP sem beep
Paulo Almeida Franco Euvoucomavodafone
Olá a toda a comunidade!
Venho por este meio aproveitar o meu "tempo de antena" para dar a minha perspectiva sobre às BEP (Bolsas de Emprego Público, do Programa de Estágios Profissionais na Administração Central - PEPAC).

Antes de mais, devo iniciar este meu comentário por demonstrar o meu agrado a esta iniciativa... O mesmo não o posso dizer em relação à minha adesão. Isto porquê, então não é que os estágios começam dia 1 de Julho e os universitários ainda estão em aulas? Relembro que esta oferta só é para pessoas com habilitações académicas do ensino superior (como é o caso do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas - da Fundação para a Juventude, em que o público-alvo adequa-se para estudantes do penúltimo ou último ano de licenciaturas, mestrados ou mestrados integrados).
Outro aspecto negativo consiste nas candidaturas... Tendo em conta o prazo limite das inscrições, e o término da minha licenciatura (aproveito para fazer publicidade: Licenciatura em Educação - ramo de Formação e Gestão de Recursos Humanos do Instituto de Educação da Universidade do Minho - Braga, que termina em meados/fins de Julho) não me é possível candidatar uma vez, que sem conclusão/diploma de curso, as minhas habilitações académicas vão até ao 12º (que por sua vez é um curso profissional, de Animação/Desporto para divulgar mais um pouco o meu currículo).

Só me resta concorrer ao PEPAL (Programa de Estágios Profissionais da Administração Local), e aqui a (minha) barreira se situa na minha deslocação à cede do meu município (Câmara Municipal)... Isto porquê? Porque a minha candidatura depende da oferta que cada município oferece, ou seja, só me posso candidatar a determinadas áreas que o meu concelho necessita até porque nesta mesma candidatura, os candidatos são obrigados a realizar uma prova de conhecimentos (exame) a fim de ser admitido.

Já não chegava o meu curso ser um pouco desconhecido no país (uma vez que só existe na minha universidade, e na Universidade Aberta penso eu - que ainda por cima é uma universidade com cursos à distância, e-learning), e ter um nome um tanto ou quanto insosso - Licenciatura em EDUCAÇÃO - porque falta sempre o tampero por ser um curso de "banda larga"... isto porquê? Porque as pessoas questionam-me sempre "Educação de quê?" "Só Educação?" Educação Física?" "Educação Musical?" "É para ser professor?" "Vais dar aulas?" E eu lá tenho que me explicar através dos 3 ramos que se optam no final de curso: Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Mediação e Formação, e Formação e Gestão de Recursos Humanos (que é a minha opção). Dizem que é no distrito de Braga que mais adesão os licenciados da minha área têm obtido numa perspectiva profissional. Agora se é na área ou não, isso fica no pensamento... O que é certo é que não andamos a gastar fortunas em propinas para obtermos um "canudo" do ensino superior e ir trabalhar para uma loja - até porque nestes casos, os candidatos que têm mais sucesso são aqueles que dizem que têm o 12º, porque se disserem que têm uma licenciatura, são logo excluídos das candidaturas para part ou full-times e mais uma vês, porquê? Porque por lei, quem tem formação no ensino superior tem que receber mais...
A base da hermenêutica da nossa política é a retórica... Ficamos maravilhados pelas ofertas que o nosso governo promove, mas a burocracia, tristeza e falta de lógica dominam "o sistema". Temos pena! Nós é que somos os prejudicados!

Não me queria alongar mais, queria só dizer à malta do 12º - que têm a oportunidade de optar pelo percurso profissional - que sigam o ramo de DIREITO! A nível de emprego é uma porcaria (porque cada vês há mais advogados), como em quase todos os cursos, mas se seguirem o ramo política recebem muito bem E A IDADE DA REFORMA É MUITO REDUZIDA! E já que falo em cursos e em desemprego, a parvoíce destes programas de estágio está nas áreas/cursos... Eu tenho que "procurar" estágios com o curso Ciências da Educação quando a minha área é a que se encontra no cabeçalho da tabela: EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO - que é onde estão todos os cursos. Sim, ao olhar de cada cidadão, o meu curso parece que tanto dá para tudo como não dá para nada! Basta irmos a sites de ofertas de emprego, clicar na secção Educação/Formação (QUE É A MINHA ÁREA), e lá só pedem professores e explicadores. Três palavras: é uma vergonha! (Mas tento ser feliz continuando a lutar... A pensar tirar um mestrado para "fugir" de área... Sim, porque não há cabeça, dinheiro e tempo para tirar outro curso! E não fiquem a pensar que "só estou neste curso porque quero, ou se não estou a gostar posso ou pudia ter mudado"... O que eu não posso mudar é este "sistema", as mentalidades... Mas o meu curso também ensina isso! Nem que seja só pelo imaginário smilies/wink.gif
Paulo Almeida Franco Euvoucomavodafone , Abril 01, 2010 | url

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 19244
Grupos criados
: 264
Discussões