Uma forma de facilitar a adoção de animais abandonados

  

Plataforma ADDAF

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta (ADDAF), encontrou uma solução de promoção e auxilio a adoções responsáveis de animais em Portugal e no estrangeiro.

A solução passou pela criação de uma Plataforma informática online desenvolvida no Departamento de Engenharias da UTAD, no âmbito da licenciatura em Engenharia Informática, pelos estudantes Ricardo Cardoso e Nuno Lopes.

Sob a orientação dos docentes Jorge Gouveia, Luís Barbosa e José Baptista, onde, além do registo de todos os animais existentes no canil/gatil de Fafe, permite aos possíveis candidatos à adoção, conhecer, via internet, os animais disponíveis, as suas características e historial.

“De acordo com a presidente da ADDAF, Angélica Oliveira, esta solução via internet “pretende facilitar e oferecer um conjunto de vantagens para os candidatos à adoção, com vista ao aumento do número de animais adotados”, sublinha.

Já o antigo vereador do Município de Fafe responsável pela proposta, José Baptista, sublinha que, “no atual cenário de globalização ferramentas como esta podem ajudar as organizações que gerem canis e gatis a aumentar as adoções, nomeadamente para alguns países europeus onde a falta de animais disponíveis para adoção é grande”. O também docente da UTAD destaca ainda a “oportunidade oferecida ao Departamento de Engenharias da UTAD para desenvolver uma ferramenta tecnológica que será agora colocada ao serviço da sociedade”.

A plataforma já está disponível para consulta e adoção em: http://www.addaf.pt?.