Terceira edição do G-icom da Forum Estudante

  

 IMG 9635 peq

A 3.ª edição do G-icom – Encontro Nacional de Gabinetes de Imagem e Comunicação do Ensino Superior – realizou-se, nos dias 15 e 16 de janeiro, na Foz do Arelho e juntou cerca de 60 representantes de instituições de ensino superior.

Os trabalhos tiveram início com um Workshop da IADE “Estudar para quê, se vou para caixa de supermercado?”. Da responsabilidade de duas docentes e quatro alunos deste instituto, esta ação culminará com a concepção de uma campanha de publicidade de promoção do Ensino Superior. 

Seguiu-se um painel dedicado ao tema “Desafios da Comunicação das Instituições de Ensino Superior em tempos de crise”, onde quatro especialistas ofereceram as suas visões sobre estratégias e respostas adequadas aos desafios colocados.
O primeiro painel da tarde incidiu sobre o tema da internacionalização das Instituições de Ensino Superior. Neste capítulo, para além da apresentação do relatório “Uma estratégia para a internacionalização do ensino superior português”, realizou-se um debate que incidiu nas perspetiva das instituições de ensino superior sobre este assunto e ainda sobre possíveis formas de captar estudantes estrangeiros.

Para o final do dia, estavam ainda reservadas duas reflexões. Dois responsáveis pela dinamização de redes de antigos alunos começaram por discutir o papel dos diplomados na promoção das escolas. Por fim, foi apresentada uma tese de mestrado sobre a relação das instituições de ensino superior e a internet.

Segundo dia do G-icom: Do “World Café” ao “storytelling”

O segundo e último dia do encontro G-icom começou com um momento de interação. Numa dinâmica de “World Café”, os participantes organizaram-se em cinco grupos rotativos, com o objetivo de responder à questão “Como poderíamos comunicar melhor com os estudantes e as suas famílias?”.

IMG 9699

Para esse efeito, os trabalhos foram divididos em cinco áreas, respeitantes à comunicação com diversos públicos como os jovens, as famílias, os adultos, as escolas, os antigos estudantes e os alunos em mobilidade.

IMG 9743

Para a ação seguinte, estava reservada a conferência principal, da autoria do Presidente da FCB, Edson Athayde. A exposição do especialista brasileiro, centrada no tema “Storytelling: Comunicar na Era da Desatenção”, visou sublinhar a importância de estabelecer contacto com o público através de narrativas, numa sociedade cada vez mais ligada a histórias interessantes e sintéticas.
Depois da pausa para almoço, a equipa da IADE apresentou os resultados do workshop “Estudar para quê, se vou para caixa de supermercado?”, destacando os pontos essenciais de uma campanha de publicidade para a promoção do ensino superior. A estratégia de comunicação, elaborada por esta equipa durante os dois dias do evento, tem como ideia central o conceito “Molda a tua identidade”, sublinhando, dessa forma, a importância da educação no desenvolvimento pessoal.

IMG 9764

Para o final do encontro, ficaram reservadas duas apresentações que visaram transmitir as percepções dos estudantes e dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), relativamente à temática da comunicação das instituições de ensino superior. Quatro animadores da Forum Estudante, alunos do secundário e superior, prestaram o seu testemunho quanto à relação dos jovens com a comunicação de universidades e politécnicos, nomeadamente, com a divulgação da oferta formativa. Por sua vez, quatro profissionais dos SPO descreveram as técnicas que utilizam no contacto com os alunos, elencando as melhores formas de articulação entre estes serviços e as instituições de ensino superior.
Esta foi a terceira edição do encontro G-icom – Encontro Nacional de Gabinetes de Imagem e Comunicação do Ensino Superior – que, durante os dias 15 e 16 de janeiro, juntou 37 universidades e politécnicos de todo o país.