Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:13:16 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Tudo o que se passa num laboratório

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 4 Votos )

laboratorios_principal1

O que se passa dentro dos laboratórios da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTTM)? Foi o que fomos descobrir dia 6 de Setembro. Após uma visita guiada pela escola, os alunos da Semana Tanto Mar divertiram-se com algumas experiências por vários laboratórios.

A visita começou na biblioteca (que podes ver na foto que se segue), e passou depois pela sala de leitura e pela sala prática de cozinha.visita_estm1

visita_estm2

Na sala prática de cozinha, Teresa Mouga, directora da ESTTM, explicou todas as funcionalidades deste espaço e anunciou que esta seria a sala onde dois dos grupos de participantes teriam a oportunidade de confeccionar a sobremesa que acompanharia o jantar de todo o grupo Tanto Mar. Bolo de chocolate com molho de frutos vermelhos, mousse de manga e mini pasteis de nata fizeram a delícia de todos à hora de jantar...

visita_estm3

No laboratório de Tecnologia Alimentar foi explicado o que é, por exemplo, o viscosimetro. Em poucas palavras, serve para ajudar a que molhos como ketchup ou mostarda assumam uma certa textura, de forma a não escorrer pela abertura do frasco como se fossem água.

visita_estm4

Na sala de análise sensorial há os provadores, onde se faz investigação e onde os sabores são apurados.

visita_estm5

De seguida, fomos conhecer os laboratórios de biologia e de aquacultura.

visita_estm6

visita_estm7

No laboratório de aquacultura, todos tiveram a oportunidade de "pescar" sargos para uma pequena experiência. Nesta foto, a Carla e a Daniela de camaroeiro em punho e prontas ao ataque!

visita_estm8

Aqui, um grupo de alunos anestesia um pequeno peixe que foi pescado na sala anterior, para de seguida fazer a pesagem.

visita_estm9

A Mariline e o Elson aprenderam mais sobre ciência no laboratório de biotecnologia.

visita_estm11

Mais algumas experiências, desta vez com o Fábio, Paulo José, Vanessa e Madalena.

visita_estm12

O João Monteiro empenhado e muito concentrado, orientado pela professora de Biotecnologia, Carla Tecelão, e acompanhado pelos seus colegas do Tanto Mar, Ana Jacinto e Inês Matias.

visita_estm13

Na sala de animação, o professor de Expressão Dramática, Valdemar Martins, despertou muitos risos e ensinou algumas lições de vida. Correr riscos e saber esperar foram alguns dos pontos-chave de quem, por exemplo, jogou uma nova versão do "macaquinho do chinês".

visita_estm14

No laboratório de química, os participantes dissecaram um carapau e descobriram melhor a composição deste peixe, sob orientação de Paulo Maranhão, vice-director e docente de ictiologia e oceanografia.

visita_estm15

Comentários (11)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
Sara M.
Quanto mais vejo mais convencida fico de que esta semana foi um máximo para voces smilies/cheesy.gif
Sara Carina Monteiro , Janeiro 06, 2011
.
Ju
Mesmo muito interessante!
Ju , Janeiro 04, 2011 | url
...
Inês Penim
Adorei todas as activades smilies/cheesy.gif
Inês Penim , Outubro 05, 2010
...
andreia
Adorei a escola fiquei fascinada com os laboratorios *-*
andreia , Setembro 29, 2010
...
claudia
o que fui eu perder.... neste penúltimo dia,,,
claudia , Setembro 11, 2010
...
Filipa Fernandes Caçador
Tive tanta pena dos peixinhos.
e eu queria trazer um pa casa, mas como n vinhamos logo nesse dia n me deixarram
Filipa Fernandes Caçador , Setembro 10, 2010
...
0
Adorei pescar um sargo e um outro ao mesmo tempo smilies/cheesy.gif
Daniela Ferreira , Setembro 10, 2010
...
Joana Carolina
De certo que dissecar o peixe foi muito traumatizante...eu estava a ver que me ia sair tudo o que tinha no estômago haha

Mas com certeza que este dia, a passear de laboratório para laboratório foi um dia muitoooo interessante =D
Joana Carolina Cerqueira Lima , Setembro 10, 2010
...
Inês
o tal laboratório onde me queimei XD

A melhor experiência decerto que foi dissecar um peixe smilies/tongue.gif
Inês , Setembro 10, 2010
...
Paulo José
smilies/grin.gif Desde de dissecar um carapau, anestesiar peixes até a uma aula de teatro! Esse dia foi um espetaculo
Paulo José , Setembro 10, 2010
...
Ana catarina
ai nao posso tinha logo dde ser a minha foto a medi o peixe =O
Ana catarina , Setembro 10, 2010

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados