Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:12:55 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

EDUFORUM

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 1 Voto )

Eduforum2

Novo site de agregação de conteúdos educativos - www.eduforum.pt

O Grupo Forum Estudante lançou o EDUFORUM, um novo serviço na internet para professores e educadores.

Este portal faz a agregação de conteúdos multimédia educativos e fornece uma ferramenta de rede social que permite a selecção e gestão de recursos pelos utilizadores.

A apresentação deste novo portal ocorreu no passado dia 11, na FIL, com a presença do Eng. Roberto Carneiro, Presidente do Grupo Forum Estudante, e de responsáveis das Associações de Professores parceiras deste projecto.


O desafio

A Internet oferece hoje milhares de milhões de páginas. Essa quantidade levanta a dificuldade óbvia: onde e como se podem encontrar os conteúdos educativos de interesse? Quanto tempo gastará um professor/educador para os encontrar? Como aferir sobre a qualidade dos conteúdos disponíveis? O EDUFORUM surge como contributo para resolver esta dificuldade.


A infra-estrutura e os conteúdos
Portugal dispõe, nas Escolas, de uma infra-estrutura muito boa para acesso à Internet. Computadores Magalhães e outros, redes, projectores ou quadros interactivos são recursos fantásticos, mas os professores precisam de visualizar a utilidade destes recursos para as suas actividades lectivas. Importa, por isso, dar-lhes acesso a conteúdos de alto valor acrescentado.
Esses recursos podem resultar da produção de conteúdos originais pelos utilizadores, pelo acesso a conteúdos premium das editoras escolares e pelo acesso a outros conteúdos gratuitos disponíveis em múltiplos sites na Internet.
O EDUFORUM trabalha nesta última dimensão, agregando e classificando conteúdos gratuitos disponíveis na Internet, fazendo um mapeamento desses recursos.


O conceito EDUFORUM
O EDUFORUM coloca o potencial da Web 2.0 ao serviço da educação: – desenvolvendo um serviço agregador de conteúdos educativos multimédia disponíveis na internet (videos, podcasts, apresentações, animações,..):
• em Português, (europeu ou brasileiro), dobrados ou legendados.
• Validados, classificados e organizados por um gestor do projecto ou por par qualificado.
– Criando uma comunidade de educadores que utilizem e enriqueçam a base de recursos disponíveis.
– Disponibilizando um directório de categorias e sub-categorias (dinâmico, sujeito a contributos dos utilizadores) que permite aceder aos conteúdos validados, classificados e organizados.
– Interagindo com utilizadores. Eventual reclassificação ou classificação com dados adicionais pelos utilizadores.
– Com uma dimensão extra-curricular, para novas literacias e para apoio à educação não-formal. Para apoio às actividades de enriquecimento curricular e para a Área-projecto.


Benefícios e interesse para as Escolas e para os Professores

O EDUFORUM permite dar um salto relevante na localização de conteúdos para utilização em sala de aula, estudo acompanhado ou em casa. Valoriza o contributo de cada utilizador, nomeadamente professor, e permite a personalização da utilização dos recursos por cada professor.
Os utilizadores registados constituem a Comunidade Eduforum, com o seu perfil personalizado e com espaço pessoal para guardar favoritos (permite que cada professor organize os recursos que quer usar). De igual forma, o EDUFORUM valoriza muito a informação do feedback dos utilizadores
(Comentários, top Mais votados, Mais comentados,..).


Parcerias
O EDUFORUM tem parcerias de colaboração com a Associação de Professores dePortuguês, a Associação de Professores de História e a Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica.


Grupo Forum Esudante
O EDUFORUM é um projecto desenvolvido pela empresa Digital Forum, integrada no Grupo Forum Estudante. Este já dispõe de uma importante intervenção no domínio da educação e juventude, junto de estudantes, com a revista e guias Forum Estudante e o portal www.forum.pt. Com competências muito diferenciadas na produção para Web, a Digital Forum é um projecto empresarial em franco crescimento.


Para mais informações por favor contacte-nos: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Comentários (1)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
elmg2006
iniciativas para funcionarios semi-publicos smilies/wink.gif
elmg2006 , Abril 04, 2010

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

 
Estatísticas
Utilizadores registados
: 19242
Grupos criados
: 264
Discussões
: 460
Álbuns de fotografias
: 489
Fotografias
: 3671
Vídeos
: 2989
Boletins
: 384
Actividades
: 42111