Sábado, 04 de Fevereiro de 2012

Última actualização:16:52 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui: Projectos Forum Dia da História E assim se fez História a 10 de Junho...

E assim se fez História a 10 de Junho...

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 10 Votos )

diadahistoria_1

O Castelo de São Jorge, em Lisboa, ganhou vida com as centenas de alunos de todo o país que ontem se reuniram neste local para participar noo Dia da História, o concurso nacional promovido pela FORUM ESTUDANTE. Fica atento que em breve poderás ver aqui o vídeo!

O dia começou bem cedo e a animação não faltou ainda pouco passava das 9h00 da manhã... À chegada ao castelo, os participantes receberam um kit e vestiram uma camisola respectiva à categoria a que concorreram: azul para Multimédia e laranja para Expressão Dramática.

diadahistoria2

Acompanhados por profissionais que conhecem bem a História do Castelo, os alunos tiveram a oportunidade de saber mais sobre o Castelo de São Jorge.

diadahistoria_afonso_henriques

diadahistoria_descobertadocastelo

diadahistoria_descoberta_castelo

Enquanto os alunos de Expressão Dramática aproveitaram a manhã para participar nas actividades programadas, os alunos que optaram pela categoria Multimédia apresentaram os seus trabalhos...

diadahistoria_apresentacoes_azuis

Seguiu-se a entrega de prémios na categoria de Multimédia... Em primeiro lugar ficaram:

Escola Secundária/3º ciclo Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (Vila Nova de Gaia), com "A Primeira República". (3º ciclo)

Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço (Linda-a-Velha), com "Espaços e Memórias na cidade: Lisboa e a revolução de 5 de Outubro". (Secundário)

Menção honrosa para a Escola EB 2,3 com Secundário de Aguiar da Beira, com "Blogue: Em busca de D. Sebastião".

diadahistoria_premio_azuis_

diadahistoria_premios_azuis

Depois de uma manhã agitada, em que o Sol ainda espreitou, houve tempo para o almoço e alguns momentos de descontracção.

diadahistoria_almoco2

Durante a tarde, foi a vez dos alunos que concorreram na categoria de Expressão Dramática apresentarem os seus trabalhos... Aqui ficam exemplos de representações de algumas das 13 escolas que participaram nesta categoria...

diadahistoria_aristides

Escola EB 2,3 Luísa Todi (Setúbal) - "Aristides de Sousa Mendes - Herói do Holocausto".

diadahistoria_escola_pevidem

Agrupamento de Escolas de Pevidém (Guimarães) - "República".

diadahistoria_escola_satao

Escola E.B. 2,32 de Sátão - "A turma do 7ºB espectadores e intervenientes no Regicídio".

diadahistoria_ines_escola_diogo_gouveia

Escola Secundária c/3º ciclo Diogo de Gouveia (Beja) - "D. Pedro e Inês de Castro".

diadahistoria_colegio_guadalupe

Colégio Guadalupe (Corroios) - "Orpheu d'Ouro".

A assistir, no Núcleo Ogival do Castelo de São Jorge, onde decorreram as apresentações, houve um público atento e um júri crítico... Ambos bastantes satisfeitos com todos os trabalhos apresentados.

diadahistoria_publico_teatro

No final do dia, houve ainda tempo para um momento especial de Dança Medieval, proporcionado pela Associação Danças com História.

diadahistoria_danca

O dia terminou com a entrega de prémios na categoria de Expressão Dramática.

Em primeiro ligar ficaram:

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, com "Inês de Castro - História que a História arquitectou" (3º ciclo)

Colégio Guadalupe (Corroios), com "Orpheu d'Ouro" (Secundário)

Houve também menções honrosas para a Escola Secundária Rainha Dona Leonor (Lisboa), com o tema "Debate: Monarquia vs República" e para o Agrupamento de Escolas de Pevidém (Guimarães), com "República", ambas a concorrer a nível do 3º ciclo.

diadahistoria_vencedores_porto_mos

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós

diadahistoria_vencedores_colegio_guadalupe

Colégio Guadalupe

diadahistoria_vencedores_pevidem

Agrupamento de Escolas de Pevidém

diadahistoria_vencedores_dona_leonor

Escola Secundária Rainha Dona Leonor

O Dia da História contou com o apoio da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (ME), da Câmara Municipal de Lisboa (Pelouros da Educação, Juventude e Cultura), EGEAC e Castelo de S. Jorge, Associação de Professores de História, Centro de Estudos e Povos de Expressão Portuguesa da Universidade Católica e a Editora Leya.

Comentários (17)

Subscrever sinal web deste comentário.
Porto de Mós
0
smilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gif;
Eu estive lá e tive o prazer de ser a qualque dos vencedores
Viva Porto de Mós smilies/kiss.gif
Ana Filipa Durão , Outubro 13, 2010
...
andreia
Deve ter sido maravilhoso! Grande forum estudante!
andreia , Outubro 03, 2010
...
0
Sou suspeita para falar, mas gostei muito da actuações dos nossos "meninos e meninas" do Sátão, das duas escolas da nossa terra, claro!!!smilies/smiley.gif
Rosa Quinteiro , Junho 13, 2010
...
Filipa Fernandes Caçador
Parece ter sido lindooo
tenho pena de nao ter ido ...
=(
Filipa Fernandes Caçador , Junho 13, 2010
...
Gonçalo Guiomar
Dia Espectacular mesmoo!!!
Gonçalo Guiomar , Junho 13, 2010
...
0
Foi óptimo poder participar numa actividade tão interessante como esta! Parabéns, Forum Estudante, pela iniciativa!

Viva o 11.ºC, da Escola EB 2,3 com Secundário de Aguiar da Beira!
Elisabete Bárbara , Junho 12, 2010 | url
...
fabio
Parabéns a minha EX. Escola Frei Rosa Viterbo!!!!!!!!!!!
fabio , Junho 12, 2010
...
0
Quero felicitar a organização do Dia da História pela oportunidade que nos deu de passar um 10 de Junho diferente e inesquecível. Os meus parabéns ao Forum Estudante! E quero também felicitar publicamente os meus alunos do 11.º C da Escola EB 2,3 com Secundário de Aguiar da Beira pelo trabalho desenvolvido no blogue Em busca de D. Sebastião, reconhecido com uma Menção Honrosa. Estou muito orgulhosa!smilies/smiley.gif
Elisabete Bárbara , Junho 12, 2010 | url
...
Vanessa Silva
Já foi bom termos participado... Mas como diz a Silvie, bem que podiamos aparecer ali na lista :/
Vanessa Silva , Junho 12, 2010
...
claudia
este dia da história foi altamente.

Apesar da chuva não ter estado a nosso favor correu tudo bem.

valeu a pena participar smilies/smiley.gif
claudia , Junho 12, 2010
...
Vera Lúcia Pais da Cruz Teles Duarte
Eu estive lá com a turma 7º2ª da Escola Secundária Pedro Alexandrino que participou no concurso.Foi espectacular,parabéns à organização.
Vera Lúcia Pais da Cruz Teles Duarte , Junho 11, 2010
...
Silvie
E a José Afonso, Loures?? Nem aí está e teve das melhores actuações... :s
Mas enfim, parabéns a todos. smilies/smiley.gif
Silvie , Junho 11, 2010
...
João Alberto Branco Valeriano
gostava de ter estado lásmilies/smiley.gif parece que foi fixe smilies/grin.gif
João Alberto Branco Valeriano , Junho 11, 2010
...
Diogo Costa
smilies/smiley.gif Muito giro! Gostaria de lá estar mas foi mesmo impossível....
Diogo Costa , Junho 11, 2010
...
0
Porto De Mós é o Máaior
......... , Junho 11, 2010
...
Ana catarina
parabens a tds o corajosos
Ana catarina , Junho 11, 2010
...
Paulo
Muito Fixe smilies/cheesy.gif