Que funções? 

Os e as profissionais da área da engenharia informática concebem, desenvolvem e gerem sistemas baseados em computadores. Desta forma, tratam de toda a programação (software) e de alguma parte do hardware (área onde trabalham também os/as engenheiros/as electrotécnicos/as).

As suas funções podem passar por analisar sistemas de informação dentro de uma organização, criar a parte física de um computador, bem como os respetivos programas, entre outras tarefas. Na Internet e na Intranet (rede informática circunscrita a uma empresa, por exemplo) é responsável por criar a rede, definir ligações e parâmetros, estabelecer mecanismos de segurança (como transações bancárias seguras, assinaturas digitais, comércio electrónico, proteção de vírus, etc.). 

 

computerscience


Que requisitos?

Estes e estas profissionais devem deter uma boa capacidade de concentração e raciocínio lógico. De igual forma, devem ser capazes de conceptualizar processos mentalmente e saber trabalhar em grupo, na medida em que terá necessidade de interagir com profissionais de outras áreas (Mecânica, Electrotecnia, Gestão, etc.).

Ser organizado, metódico e disciplinado será muito importante para conseguir conceber sistemas sem erros. Por fim, esta é uma área onde dominar o inglês e a matemática é essencial, assim como conseguir manter-se atualizado e adaptar-se às mudanças.

Para se alcançar o título de Engenheiro Informático, é necessário conclui um mestrado nesta área, sendo importante ser acreditado pela Ordem dos Engenheiros. Esta é a entidade que regula o exercício da profissão, representando também estes profissionais. 

 

gamingpc

 

Onde exercer? 

Tendo em conta a disseminação das tecnologias da informação, há uma grande variedade de organizações e empresas onde estes profissionais podem trabalhar. A área das telecomunicações é um exemplo, sendo que, à medida que os vários setores industriais se vão automatizando, os engenheiros e engenheiras informáticos encontram trabalho na área da robótica, ao desenvolver sistemas digitais.

Dentro do próprio setor da informática, estes profissionais podem também trabalhar em empresas de comércio de hardware e software ou de consultoria e auditoria informática. As grandes empresas de diversas áreas (nomeadamente da comunicação social), também têm necessidade de contar com o seu contributo.

Contudo, mesmo as pequenas e médias empresas de todos sectores empresariais necessitam, atualmente, dos serviços prestados por estes profissionais.