6 Profissões para… Quem quer trabalhar com a Natureza

  

nature

Neste novo ano letivo, a Forum recupera uma das suas rúbricas históricas – "Profissões Para...". Todas as edições, damos-te a conhecer várias opções para um futuro ligado a uma vocação. Para mais informações sobre estas saídas profissionais (como cursos, médias ou vagas), visita forum.pt. Para começar, trazemos-te seis formas de fazer da Natureza o teu local (ou objeto) de trabalho.

Arquiteto Paisagista

Arquiteto Paisagista
A missão deste profissional é integrar a paisagem na sociedade. Em termos práticos, esta ideia consiste em fazer a ponte entre atividade humana e a ecologia. Assim, o seu trabalho pode ser realizado tanto em intervenções exteriores mais pequenas (como jardins, praças ou parques) como, num nível mais estratégico, em planos de ordenamento de território. O seu trabalho contribui para o desenvolvimento sustentado das localidades. Numa época marcada pela expansão das grandes metrópoles, esta deverá ser uma tarefa cada vez mais relevante.

Biólogo

Biólogo
As palavras-chave da atividade de um biólogo são duas: vida e natureza. Dentro deste vasto universo, poderão especializar-se em áreas como a Animal, a Vegetal, a Ecologia e a Genética. Os seus conhecimentos podem ser aplicados na preservação ambiental (estudando o impacto da poluição, por exemplo), em investigação (estudando os seres vivos) ou na indústria (procurando novas substâncias ou produtos). O trabalho de campo é uma parte importante da profissão de biólogo, com a recolha de dados em ambiente natural.

Engenheiro Agrónomo

Engenheiro Agrónomo
A produção agrícola é a principal preocupação deste profissional, gerindo e explorando os produtos que crescem do solo. Este acompanhamento é feito da plantação até à comercialização ou consumo. Desta forma o objetivo do engenheiro agrónomo é planear métodos de cultivo rentáveis e que resultem na melhor qualidade possível. Para tal, devem analisar o meio envolvente e as condicionantes das culturas para encontrar a fórmula perfeita. Com crescente necessidade de produção de alimentos, esta será uma atividade fundamental, nos próximos anos.

Engenheiro Florestal

Engenheiro Florestal
O engenheiro florestal é aquele que cuida das florestas. Para tal, cria planos de prevenção e manutenção, prevenindo situações como incêndios. Para além da segurança, este profissional tem como objetivo garantir a que a exploração comercial das florestas (para extração de madeira, celulose ou cortiça) é feita de acordo com as regras e em respeito pela Natureza. A preocupação com a gestão florestal tem estado em destaque, nos últimos tempos, no nosso país, não pelas melhores razões.

Geógrafo

Geógrafo
Todos conhecemos a Geografia, mas o que faz o geógrafo? A sua atividade centra-se no estudo do território e das suas transformações. Assim, a elaboração de mapas, relatórios ou estudos são o dia a dia destes profissionais, servido como base para a tomada de decisões de entidades públicas e privadas. A partir do estudo do clima, da morfologia, do relevo, da hidrologia ou da fauna existente, o geógrafo identifica, por exemplo, zonas de risco, cartas de ruído ou estudos de impacto ambiental.

Guia de Ecoturismo

Guia de Ecoturismo
Trabalhar com a Natureza não é necessariamente sinónimo de enveredar pelas Ciências Naturais. Uma das áreas em maior expansão em Portugal – o Ecoturismo ou Turismo de Ar Livre – permite aos seus profissionais fazer do meio ambiente o seu local de trabalho. Organizar e executar passeios, viagens ou atividades desportivas são algumas das suas funções. Uma das preocupações mais importantes destes profissionais é unir a atividade recreativa com o respeito e preservação da natureza. Por outro lado, trabalhar nesta área é também uma forma de promover o património, as culturas e localidades inseridas na região visitada.