Com a legalização das apostas online, iniciou-se uma nova era nas apostas desportivas que, para além de trazer diversidade à categoria das apostas desportivas, deu aos apostadores um alargado leque de ferramentas que lhe permitem apostar mais, melhor e, sobretudo, de forma cómoda.

Coisas que hoje consideramos básicas, como o streaming ou as aplicações para smartphone das principais casas de apostas legais em Portugal como o do Placard online, mudaram radicalmente a face das apostas desportivas, mas há mais mudanças à vista, como veremos de seguida.

Tecnologias que estão a ajudar a mudar o panorama das apostas desportivas


Phygital

Num mundo em que os lados físico e digital estão cada vez mais interligados, uma das tecnologias mais entusiasmantes que se estão a associar às apostas desportivas é o Phygital, conceito que representa a fusão entre o mundo digital e o físico no desenvolvimento de novas experiências de relacionamento e consumo.

Não se pense que estamos de uma qualquer tecnologia em fase embrionária que apenas ficaremos a conhecer na prática daqui por um par de anos. Não, o Phygital já está em Portugal e vai revolucionar o setor das apostas desportivas online.

Fruto de uma parceria entre o Sporting CP, Betano e a 4YouSee, passou a permitir que todos aqueles que se deslocam ao Estádio de Alvalade possam visualizar, em tempo real, nas linhas digitais do campo as odds do jogo – cotações atualizadas para um determinado evento acontecer – enquanto o mesmo está a decorrer.

A utilização do Phygital no Estádio José de Alvalade devido ao uso da tecnologia da 4YouSee Arenas, que realiza a integração entre a plataforma de apostas e o sistema próprio de gestão de conteúdos, além de gerir ativamente o espaço, para que as informações dispostas na plataforma sejam espelhadas nas linhas digitais, com especial atenção para os diferentes momentos do jogo e as probabilidades que serão mostradas.

e-Wallets e tecnologia Blockchain

Se as aplicações moveis ajudaram a democratizar e a tornar mais confortável o ato de apostar, os pagamentos digitais e o nascimento das chamadas e-Wallets, como é o caso da Apple Pay ou do mais “antigo” PayPal, e a sua integração com os sites e apps das casas de apostas estão a oferecer aos apostadores uma experiência anda mais envolvente, rápida e conveniente.

Além das carteiras digitais, é necessário assinalar, neste item dos pagamentos digitais, a crescente importância da tecnologia Blockchain no domínio das transações envolvendo apostas desportivas online, um dos poucos serviços online que abraçou o ideal das moedas virtuais como método de pagamento.

Apesar de em Portugal nenhuma operadora ter permissão legal para incluir as criptomoedas como método de pagamento, a verdade é que vários sites de apostas de todo o mundo incorporam já tecnologia blockchain nos seus servidores possibilitando que os apostadores efetuem e recebam pagamentos de forma 100% anónima.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Apesar de ainda se encontrarem em fase algo embrionária, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada serão, num futuro próximo, passe o pleonasmo, a “realidade” das apostas desportivas online em todo o mundo.

Para além da importância a nível da experiência de jogo propriamente dita, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada podem dar azo a salas de jogo totalmente imersivas, que podem ser transpostas do computador ou do telemóvel para o mundo real.

Aliás, assinale-se que, a Realidade Aumentada já se encontra perfeitamente integrada no mundo do desporto, com muitos estádios de última geração a já recorrem a esta tecnologia para premiar visitantes com atividades adicionais e análise estatística em tempo real.

SEO para sites de apostas desportivas online

A competição no mundo online é feroz e qualquer falha é sancionado imediatamente pelos consumidores com o abandono da página e os sites de apostas desportivas não são exceção.

Face a um apostador mais informado que compara ofertas e verifica odds antes de escolher o site em que irá colocar o seu dinheiro, cada vez mais casas de apostas online estão a apostar na implementação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) com vista à otimização da sua presença online de forma a conquistarem um melhor ranking na lista de resultados dos motores de pesquisa e, consequentemente, uma maior visibilidade junto dos apostadores.