Sábado, 04 de Fevereiro de 2012

Última actualização:16:52 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui: Parceiros Espaço PNL Se fosses um livro, eras…

Se fosses um livro, eras…

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 3 Votos )

livro_cha_not

Há livros que nos marcam um momento, umas horas de espera, a fase da adolescência ou até uma vida inteira. Há livros que são pessoas e só eles nos compreendem, livros que se amam e outros que doem como uma ferida. Como diria o poeta Paul Valéry “Os livros têm os mesmos inimigos que o homem: o fogo, a humidade, os bichos, o tempo e o próprio conteúdo”… E há sempre um livro que é parecido connosco. Já descobriste o teu?

Top FORUM de livros

E os livros mais lidos em Abril foram:

- ‘Lua Nova’, Stephenie Meyer

- ‘O perfume’, Patrick Süskind

- ‘Diário de Anne Frank’, Anne Frank

- ‘Os Maias’, Eça de Queirós

- ‘Triologia d'O Senhor dos Anéis’, J.R. R. Tolkien

- ‘Diário de um banana’, Jeff Kinney

O que andas a ler?
A FORUM quer saber o que andas a ler... E por isso publica mensalmente o 'Top FORUM de livros', onde vais ficar a conhecer os livros que vivem na mesinha de cabeceira dos leitores da FORUM ESTUDANTE. Conta-nos tudo em http://www.forum.pt/descansar/ler/402-vota-no-teu-livro-preferido!

Passatempo
História Alegre de Portugal’

Conta-me como foi!
A FORUM e a Contraponto têm 5 exemplares do livro ‘História Alegre de Portugal’ para te oferecer! Para te habilitares a ganhar um destes livros, apenas tens de enviar uma crítica/apreciação de um outro livro que tenhas lido recentemente! Envia para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar o teu texto, juntamente com o teu nome completo, idade, escola que frequentas e uma fotografia (convém ser gira, porque vai aparecer na revista!). Os 5 melhores ganham. Aventura-te pelo fascinante mundo da escrita!!

hap

Sobre o livro…

Ilustrado por Artur Correia, esta é a adaptação a banda desenhada da obra homónima de Manuel Pinheiro Chagas, brilhante escritor e político português do século XIX. A narrativa – constituída por 10 serões em que João Agualva, mestre-escola aposentado, decide relatar de forma fácil e didáctica a História do País a um grupo de saloios da sua terra, situada entre Belas e o Cacém – tem início antes da independência de Portugal e culmina no reinado de D. Luís, tal como a obra de Pinheiro Chagas.

O traço de Artur Correia, com uma longa carreira de desenhador, torna possível um fácil e divertido contacto com muitas das mais célebres figuras e situações da nossa História.

Isto é apenas um cheirinho do livro… Para saciares a tua fome de curiosidade, basta participares no passatempo que temos para ti!

Testemunhos

Livro: ‘Capitães da Areia’
Autor: Jorge Amado

Helena_Bracieira

Helena Bracieira, 19 anos
Escola Secundária c/ 3.º Ciclo Diogo de Gouveia (Beja)

“Encontramos no livro Capitães da Areia a história um grupo de meninos-homens que sobrevivem nas ruas de Salvador, nos anos 30, roubando e lutando pela sua sobrevivência. Este grupo chama-se Capitães da Areia e é devidamente hierarquizado, sendo o seu chefe Pedro Bala e os seus companheiros João Grande, Gato, Professor, Sem-Pernas, Boa-Vida, Volta Seca, Pirulito, entre outros. Eles protegem os mais pequenos e organizam pequenos roubos pela cidade e grandes assaltos às casas ricas. (…)
No fim, cada um segue o seu caminho. No entanto, não o fazem sem ficarem marcados por este período das suas vidas enquanto Capitães da Areia e, enquanto alguns seguem uma vida de crime e devassidão, outros «reabilitam-se», mostrando ao mundo a miséria por que passaram… Afinal é preciso mostrar que todas as crianças poderiam ter um destino melhor caso não fossem tratadas como simples delinquentes, mas sim como crianças vítimas de um destino cruel que não lhes deu a hipótese de serem amados e acarinhados como todas deveriam ser.
Este foi um dos livros mais lindo e comovente que li no meu percurso como leitora.

Livro: ‘Ensaio sobre a cegueira’
Autor: José Saramago

Ricardo_Gomes

Ricardo Campos Gomes, 16 anos
Escola Secundária Rocha de Peixoto (Póvoa de Varzim)

“Foi o primeiro livro que li deste autor e, talvez por isso, se justifique a minha dificuldade em seguir grandes, mesmo grandes parágrafos e frases, com ideias que podem não ter relação directa com a história e que podem por isso desencorajar a leitura. Mas envolvi-me de tal modo na história, e, acabando por me habituar à escrita "complicada" de José Saramago, li o livro com grande interesse.  
A história é sobre um "mal branco" que ataca uma população, que cega as suas vítimas para as fazer ver tudo branco. Este mal é extremamente contagioso e ninguém encontra a sua cura. As vítimas são, perante o pânico da sociedade, excluídas e internadas num ex-manicómio, onde se verão confrontadas com uma existência indigna, sujeitas à sujidade, ao apodrecimento e ao que mais se possa imaginar.  
Eu penso que a cegueira é a metáfora da desumanização e da desonestidade do Homem e com ela nascem demónios e os monstros obscuros: a fome, a violência, a crueldade, a brutalidade... (…)
Na única mulher que não cegou, a mulher do médico, eu encontro a metáfora do espírito da esperança, pois ela não teve receio da cegueira como as outras pessoas, e também porque era o único meio de locomoção de outros cegos.”

Comentários (2)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
elmg2006
por acaso também gostava de ler esse livro, o titulo é bastante sugestivo
elmg2006 , Maio 07, 2010
...
Eduardo
Eu amei "O braço esquerdo de Deus" Mal posso esperar que saia os proximos livros da trilogia!

Um livro cheio de misterio, acçao, e que mistura violencia com momentos de comedia...
assim que peguei no livro ele prendeu.me desde o primeiro desfolhar, li 7 capitulos sem sequer o ter comprado, pois nao conseguia parar de o ler.
Eduardo , Maio 05, 2010

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 16585
Grupos criados
: 260
Discussões