Na vida temos de fazer escolhas, opções que definem o nosso futuro. Quando pensas na crise, provavelmente questionas-te sobre qual o melhor caminho a seguir.
Ter um curso profissional pode ser um instrumento de sucesso na vida e uma forma de vingar no mundo profissional. Afinal, saber uma profissão pode ser a chave de que precisas para entrar no mercado de trabalho. Mostramos-te alguns casos inspiradores.
Força de vontade, determinação e muita vontade de aprender sempre mais levaram Nuno Pessoa a criar a sua própria empresa na área do Design e Multimédia. Criar postais virtuais, banners, aplicações para telemóvel e muito mais são algumas das apostas da Dragonfly, empresa criada há poucos anos por Nuno. Quando tinha 19 anos frequentou um curso profissional de Multimédia, no Centro de Formação Profissional da Amadora. Terminada esta formação, estagiou como webdesigner na SIC, onde ficou a trabalhar durante 2 anos. Com esta experiência comprovou as mais valias de ter um curso onde se aposta na prática e no saber fazer. "Éramos muito novos. Na altura, tinha 21 anos e tínha de ficar a fazer noitadas (na SIC). Sair da formação para um contexto de trabalho nestes horários foi um choque". Apesar de ter de pôr à prova o que aprendeu numa realidade diferente, sentiu que com o curso os alunos ficaram muito bem preparados para o mercado de trabalho. Refere até que nunca teve de procurar emprego.
A sede de conhecimento falou sempre mais alto, e acabou por se licenciar em Engenharia Multimédia. Durante alguns anos, foi ainda formador no Centro de Formação Profissional da Amadora e, hoje em dia, é director da Dragonfly. Aqui acolhe formandos deste centro, contribuindo para a sua formação em contexto de trabalho. Nuno garante que é muito bom os cursos profissionais incluírem estágios, pois permite aplicar o que se aprende nas aulas, no mercado de trabalho. Acredita ainda que a formação profissional é muito positiva, face à falta de mão especializada que existe no país. Acrescenta que sente que os estagiários dos cursos profissionais estão melhor preparados para começar a trabalhar que muitos licenciados quando saem da faculdade. "Aqui [nos cursos profissionais] há muita componente técnica e é isso que nos vai dar o know how para ir lá para fora trabalhar", esclarece.
Espreita aqui o site da empresa criada por Nuno Pessoa
O que dizem os alunos do Centro de Formação Profissional da Amadora?

Pedro Gomes, curso de Técnico de Alimentação e Bebidas
"O curso mudou a minha vida. Conheci muitas pessoas e com os estágios sentimos que podem abrir-se as portas para o futuro. Acho que a formação profissional é importante para conseguir um emprego mais facilmente. Se gostarem de nós no estágio, podemos ficar na empresa."

Mathurim Gomes, curso de Técnico de Recepção de Turismo
"Quando cheguei do Senegal já sabia falar francês e gostava muito de línguas. Com este curso profissional descobri que o turismo tem tudo a ver comigo. Adorei os estágios, tenho perspectivas de futuro e uma das coisas que mais gostei no curso é vermos a valorização por parte dos clientes, que vêm agradecer-nos pelo bom serviço prestado."

Edna, curso de Técnico Administrativo
"Segui este curso porque achei que era ao qual me adaptaria melhor. As turmas são reduzidas, o que faz com que o professor dê mais atenção a cada aluno. E nos estágios há um bom acompanhamento, tanto da escola como da empresa. Saímos daqui preparados para uma determinada área e acho que é isso que as empresas procuram, pois já não precisam de nos dar formação."

Catarina, curso de Cabeleireiro
"Isto é o que mais gosto de fazer. Além disso temos a oportunidade de tirar gratuitamente um curso que é caro. Andar aqui nem parece que estamos na escola. Temos de ter sempre a bata vestida para entrar na sala e ter tudo limpo. Faz-nos sentir como se já estivéssemos a trabalhar lá fora. Há muita prática e isso é muito bom. E é uma área com muita saída profissional."

António, Técnico de Refrigeração e Climatização
"Sempre sonhei ter uma profissão. Uma das mais-valias deste curso é que tenho notado que no mercado de trabalho há muitos técnicos não qualificados, e nós podemos ser uma solução para tal. Outra vantagem é que ficamos com 12º ano e ainda com carteira profissional. Um dos sítios onde mais gostava de trabalhar é na Siemens, porque é uma empresa que trabalha com novas tecnologias. Acredito que há que aproveitar o melhor que os cursos profissionais oferecem. O país gasta dinheiro na formação e temos de dar o nosso melhor."

Joaquim Furtado, curso de Técnico de Electricidade de Instalação
"Já tenho uma profissão, sou carpinteiro e marceneiro, mas com o desemprego e com o objectivo de ter um futuro melhor, entrei neste curso de educação e formação de adultos. Acho que é muito bom, em especial porque posso vir a trabalhar em qualquer parte do mundo graças à carteira profissional que este curso nos permite ter."
Girson Garcia, curso de Técnico de Electricidade de Instalação
"Desde muito pequeno que gosto de electricidade. O meu pai é electricista em Cabo Verde e é uma realidade que conheço de perto. Este curso é o que quero e gosto. Há benefícios na procura de emprego, ficamos com certificado profissional, temos muita prática e os professores são impecáveis. Sinto como se já estivesse no local de trabalho."
Centro de Formação Profissional da Amadora aposta nos jovens
A multimédia, aliada às artes gráficas, é um das áreas com mais saída para os formandos deste centro. Mas há mais! Para além dos cursos de Recepcionista de Turismo ou Técnico de Alimentação e Bedidas, há uma vasta lista de formações à escolha e com bastante procura no mercado de trabalho.
"A grande mais-valia da Formação Profissional do IEFP é que, além das aulas práticas, das línguas e da matemática, há um período em que os alunos estão em contacto com as empresas e isso abre-lhes as portas para o futuro". Quem o diz é Fernando Barata, que durante o último ano desempenhou o papel de director em funções no Centro de Formação Profissional da Amadora e que, actualmente, acompanha a formação modelar nesta instituição. "O nosso objectivo é a parte mais técnica". Neste espaço estudam alunos provenientes de zonas mais problemáticas dos arredores de Lisboa. Por isso, Fernando Barata revela a preocupação em motivar todos os alunos, em especial os que têm dificuldades e fazê-los sentir que a vida que estão a levar pode mudar. Adianta ainda que "Depois de irem para o estágio, voltam completamente diferentes. É compensador verem que o que aprendem aqui (num curso profissional) faz todo o sentido no local de trabalho". Em permanente contacto com o tecido empresarial, os profissionais que estão à frente do centro procuram dar respostas às necessidades do mercado de trabalho. O que os motiva? Os alunos que chegam ao fim do curso e dão valor aos estudos e conseguem emprego. "O êxito surge quando, no final do curso, os alunos já não querem voltar à vida que tiveram. É a nossa maior motivação, conseguir que mudem de vida. É uma vitória".