
Tal como escolhes a roupa e as músicas de acordo com as tendências da moda, também é possível pensares na escolha de um curso de nível secundário em função das tendências que apontam para áreas de maior empregabilidade num futuro próximo.
Obviamente ninguém está em condições de te garantir que, com este ou aquele curso, terás um futuro brilhante, até porque grande parte do sucesso profissional de cada um depende de muitos factores, mas é possível identificar hoje sectores económicos que se avizinham mais promissores e dinâmicos.
De acordo com um estudo recentemente apresentado, solicitado pela Agência Nacional para a Qualificação e pela Associação Nacional de Escolas Profissionais a uma equipa especializada em análises prospectivas, há sectores que se afiguram como “nuvens de oportunidades para as qualificações” em resultado de previsíveis transformações de natureza socioeconómica. Nestas “nuvens” encontram-se os sectores do turismo, da energia e do ambiente, assim como o da mobilidade e dos transportes. A par destas foram apresentadas outras “nuvens” que, embora reunindo menor consenso, apresentam-se como “boas oportunidades”. Falamos das qualificações associadas ao mar, às necessidades progressivas em saúde, à química, à petroquímica, às indústrias criativas e às tecnologias de informação.
Como “nuvens cinzentas” (ou seja, com potencial, embora mais incerto, pois implica que haja reestruturação ou reformatação) foram ainda identificadas as qualificações associadas ao vidro, à cerâmica, aos têxteis, ao calçado, à agricultura de especialidades, aos plásticos, ao mobiliário e à metalomecânica.
Apesar de distintas, todas estas “nuvens” apresentam como denominador comum a necessidade, no futuro, de profissões ligadas à produção de bens ou à prestação directa de serviços, o que constitui um bom indicador para a escolha de um curso. Destas “nuvens”advirão dias de chuva que farão germinar a semente da profissão que começa a crescer com a escolha do teu curso para que, um dia mais tarde, tenhas uma boa colheita.
Queres saber quais as áreas profissionais em que vale a pena investir?
Turismo, energia e ambiente e mobilidade e transportes foram considerados “nuvens de oportunidades para as qualificações”num estudo recentemente efectuado. Vê que outras “nuvens” existem.
Notícia
Escola de Verão da Orquestra de Jovens da União Europeia
Estudante português conquista lugar
Miguel Pais, um jovem estudante do 10.º ano de escolaridade da classe de trompete da Escola Profissional de Música de Espinho foi seleccionado para integrar a Escola de Verão da Orquestra de Jovens da União Europeia.
Esta orquestra é considerada uma das mais prestigiadas e dinâmicas do mundo, reunindo jovens músicos talentosos dos 27 países da União Europeia.
Com este reconhecimento, este jovem vai trabalhar com conceituados maestros internacionais e conhecer as dinâmicas de uma Orquestra sem fronteiras e actuações em todo o mundo.
Testemunho

“Nunca pensei gostar tanto de contabilidade. É uma área muito prática, que engloba muito raciocínio, e está ligada com outras áreas, como direito, economia e gestão.”
Carla Tavares, 18 anos, curso profissional de Técnico de Contabilidade, da Escola Secundária Marques de Castilho (Águeda)
Com um rumo traçado que passava por tirar um curso profissional e entrar no mercado de trabalho, Carla Tavares havia de mudar a rota do seu futuro depois de passar por um estágio que a motivou a ir mais longe. Como reconhece, “foi graças ao estágio que optei por ir para a universidade”. A razão dessa opção teve a ver com a necessidade que sentiu de “aprofundar os meus conhecimentos na área da contabilidade”, com um objectivo muito claro: “Queria ser Técnica Oficial de Contas”.
Actualmente, está a tirar uma licenciatura em Contabilidade, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro. Também para isso o curso tirado na Secundária Marques de Castilho se revelou de extrema utilidade, facilitando a apreensão dos conhecimentos no que toca às disciplinas de contabilidade. Talvez por isso, hoje, não sente “dificuldade na aprendizagem de conceitos e matéria leccionada”.
E pensar que tudo começou com uns testes vocacionais que Carla realizou no 9º ano, e que a levaram a escolher o curso profissional de Técnico de Contabilidade. Um curso que “superou as minhas expectativas” e a ajudou a descobrir o mundo da contabilidade, de que “nunca pensei gostar tanto!”.
Perfil Profissional

Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar
Área de Interesses e Actividades
Trabalhar em Tecnologia
Analisar, programar e inovar
Se tens interesse em trabalhar em actividades relacionadas com a aplicação tecnológica das ciências e da matemática, se te imaginas de bata branca num laboratório a analisar fenómenos químicos e se não deixas os teus pais comprarem alimentos nenhuns lá para casa sem ires “controlar” todas as informações da embalagem, talvez devas fazer profissão desse teu cuidado e seguires a carreira de Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar.
O que é?
O Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar coordena, organiza e executa operações relativas ao processamento dos produtos alimentares. Aplica técnicas e métodos analíticos e estatísticos no controlo total da qualidade dos géneros alimentícios frescos e transformados, respeitando condições legais, sanitárias e nutricionais.
Área de Educação e Formação
Indústrias Alimentares
O que faz?
• Controla a quantidade e a qualidade das matérias-primas e produtos acabados.
• Inspecciona produtos e controla serviços ou processos de fabrico.
• Verifica a aplicação das normas definidas na recepção, produção, embalamento, acondicionamento, armazenamento, distribuição e transporte.
• Elabora relatórios dos processos de transformação e conservação dos produtos alimentares.
Onde pode trabalhar?
O Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar pode trabalhar em empresas fabricantes de produtos alimentares e laboratórios de controlo de qualidade alimentar.
Que formação precisa?
Para o exercício da profissão de Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar é fundamental adquirir uma qualificação profissional de nível 4 na respectiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Indústrias Alimentares (541), que se pode obter através da frequência e conclusão de um curso profissional ou de um curso de aprendizagem.
• Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.
• A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12.º ano de nível secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
Para saberes como se organizam e onde funcionam estes cursos, consulta:



















