Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:09:04 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Nível 4: A dupla certificação num novo patamar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 1 Voto )

anq

Por esta altura, e pelo título do artigo, deves estar a pensar que te vamos falar de um qualquer videojogo. No entanto, aqui, o tema é a tua qualificação! É já a partir do próximo dia 1 de Outubro que entra em vigor uma portaria que atribui novos níveis de qualificação após a conclusão de um ciclo de estudos. Confuso? Nós explicamos!

Até à entrada em vigor desta portaria, ao concluíres com aproveitamento um curso profissional ou outra modalidade formativa de dupla certificação (escolar e profissional) inserida no ensino secundário, obterias um certificado de conclusão do 12.º ano e uma qualificação profissional de nível 3. Depois do dia 1 de Outubro de 2010, torna-se mais visível a distinção destas formações, pois ser-te-á atribuído um certificado de conclusão do ensino secundário (como até aqui) e uma qualificação de nível 4 (um nível acima do que se obtém agora com um curso semelhante).

Esta é uma das grandes novidades que resulta da instituição do Quadro Nacional de Qualificações, estruturado em 8 níveis, por referência ao Quadro Europeu de Qualificações, um instrumento adoptado no espaço europeu, promotor da mobilidade de cidadãos e estudantes entre países. Este Quadro tem ainda a vantagem de tornar as qualificações mais transparentes, não só a nível nacional, como também a nível europeu, criando um denominador comum no que respeita ao reconhecimento efectivo das qualificações. Consequentemente, são criadas condições que facilitam a comparabilidade do seu valor no mercado de trabalho, na educação, na formação e noutros contextos da vida pessoal e social. O que fazes em Portugal tem o mesmo valor e permite-te ires estudar ou trabalhar para outro país da União Europeia valorizando as tuas qualificações.

Quer isto dizer que o valor da tua formação está agora transposto para o diploma, sendo, portanto, mais legível para um empregador ou para uma outra instituição de formação sediada em Portugal ou num outro país europeu. Além disso, é mais uma prova de que vale mesmo a pena apostares num curso de dupla certificação.

Notícia:
Dia do Diploma
As tão merecidas férias de Verão estão prestes a terminar! É chegada a altura de começares a pensar em como entrar em “grande” na próxima etapa do teu percurso escolar ou profissional. Não quer isto dizer que nos tenhamos esquecido do teu empenho e sucesso enquanto estudante, no último ano lectivo. Prova disso é o Dia do Diploma, celebrado a 8 de Setembro.
Foi esta a data escolhida pelo Ministério da Educação para premiar a excelência, a persistência, a cidadania, o trabalho e o empenho de todos os alunos. E como nada poderia ser deixado ao acaso, as escolas e os agrupamentos de todo o país organizam, por esta altura, uma cerimónia de entrega formal de certificados e de diplomas.
Por isso, já sabes: se foste um dos estudantes que concluiu um percurso formativo no ano lectivo de 2009/2010 fica atento, pois, em breve, serás contactado para marcares presença neste evento.

Testemunho:

Seomara_Teixeira
“Tudo o que aprendi está a ser muito importante para o meu dia-a-dia, pois permite-me a aplicação em contexto de trabalho dos conhecimentos técnicos e científicos adquiridos ao longo do curso.
Seomara Teixeira, 19 anos

Em 2006, Seomara Teixeira frequentava o Curso Cientifico- Humanístico na Escola Secundária Dom Egas Moniz (Resende), mas depressa o trocou pelo Curso Profissional de Técnico de Termalismo, curso que concluiu em 2008/2009. “Ao longo dos três anos lectivos todos os alunos que frequentaram este curso completaram 3100 horas de formação das quais 1180 horas corresponderam a aulas da componente técnica, tecnológica e prática e 420 horas foram de Formação em contexto de trabalho. Tive ainda de elaborar e apresentar uma Prova de Aptidão Profissional, onde fui responsável pela sua concepção, execução e defesa do projecto”.
Neste momento, Seomara encontra-se a realizar um estágio profissional nas Termas de Caldas de Arêgos (Balneário Rainha D. Mafalda). “Para além de estar a realizar um estágio profissional, também entrei para a Universidade e, neste momento, estou a tirar o Curso de Serviço Social”.
Contente com a opção de vida que tomou, Seomara refere ainda que, “infelizmente, ainda existe quem pense que os Cursos Profissionais são mais indicados para pessoas que têm menos capacidade de aprendizagem, mas isso não é verdade, porque qualquer aluno que queira ingressar na Universidade pode igualmente fazê-lo com muito trabalho e dedicação e prova disso sou eu!”

Perfil Profissional:
Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade

neuronio_05

Área de Interesses
Trabalhar com Pessoas
Comunicar, informar e apoiar as pessoas

Tens interesse em trabalhar com pessoas e desenvolver actividades de comunicação ligadas às ciências humanas e sociais? Gostavas de elaborar produtos em que se conjuguem imagens e textos, podendo usar estilos diversos, com o fim de informar e atrair públicos diferenciados? Tens facilidade tanto na expressão oral como escrita? Então estás no bom caminho para seres um potencial e futuro Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Descobre tudo sobre esta profissão!

O que é?
O Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade analisa situações de comunicação interpessoais e organizacionais, colabora na detecção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participa de forma criativa e activamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing.

Área de Educação e Formação: Marketing e Publicidade

O que faz?
- Participa na execução das acções de comunicação dirigidas aos diferentes públicos, tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades;
- Participa na organização e operacionalização dos contextos e eventos que visem a promoção comercial ou institucional;
- Participa na concepção, produção e selecção dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia necessários para a relação com os públicos em operações promocionais;
- Participa na concepção e finalização de campanhas de publicidade e coopera com os diferentes suportes de comunicação social.

Onde pode trabalhar?
O Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade pode desenvolver a sua actividade profissional em empresas de comunicação, marketing e publicidade e em gabinetes de comunicação de organismos públicos e privados.

Que formação precisa?
Para o exercício da profissão de Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade é fundamental adquirir uma qualificação profissional de nível 3 na respectiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Marketing e Publicidade (342), que se pode obter através da frequência e conclusão de um curso profissional.

• Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.
• A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 3.

Para saberes como se organizam e onde funcionam estes cursos, consulta:
www.anq.gov.pt
www.catalogo.anq.gov.pt
www.novasoportunidades.gov.pt

Comentários (5)

Subscrever sinal web deste comentário.
Nivel 4
0
Boas, acabei de receber o meu certificado na segunda-feira e tive a bela surpresa de a minha qualificação dada pelo centro de qualificações foi o nivel 4 em vez do nivel 3.
Formando , Junho 07, 2011
NIvel 4
0
Olá

Comecei meu Curso Técnico Comercial Nível 3 a 20 Setembro 2010 (Região Autónoma dos Açores) que em principio acaba em Julho e 2012, será que meu curso também é abrangido pelo Nível 4 ??
Duarte Elmano Andrade , Fevereiro 01, 2011
...
Vanda da Costa
Bom dia a todos,

recebi ontem um email, a dizer que no dia 17 de Novembro, entrou em vigor a nova portaria que dá aos cursos de dupla certificação nível 3, o nível 4. Sabem alguma coisa? E quem está a frequentar neste momento um curso desses fica com o nível 4 também? Eu já estou na última etapa do meu curso de Técnicos de Organização de Eventos, estou no estágio e o meu curso acaba a 12 de Dezembro. Acham que vou ser abrangida por este novo nível?

Obrigado

Vanda

Vanda da Costa , Novembro 19, 2010
...
andreia
Sim concordo smilies/cheesy.gif
andreia , Outubro 14, 2010
...
Joana Carolina
É um bom curso e com grandes áreas de trabalho! fiquei admirada smilies/shocked.gifsmilies/smiley.gifsmilies/cheesy.gif
Roanytah , Outubro 09, 2010

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 19241
Grupos criados
: 264
Discussões