Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:09:04 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Tropa das Artes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 5 Votos )

tropa_das_artes

A Do Something entrevistou Rosa Miguel, uma das vencedoras dos Prémios Do Something!

Rosa_Miguel-1

Nome: Rosa Miguel

3 Palavras que melhor te definem: Determinada, Forte e Corajosa

Maior sonho: Não se revela o maior sonho! Mas … quero ter a minha própria casa.

O que te faz mexer para além do teu projeto? Faço parte de mais duas Associações. Uma delas é a “Salamandra Dourada”, onde fazemos animações. A outra é a “Consciência Jovem”, onde sou locutora da rádio 107.7, que dá aos Sábados do 12h às 13h.

Do Something - Olá Rosa! Fala-nos um pouco do teu projecto.

Rosa Miguel – O meu projeto chama-se “Associação Juvenil Tropa das Artes”. A ideia é usar as artes, a dança e o teatro, como ponte para a participação ativa no bairro. Queremos acima de tudo, trabalhar a parte cultural e a criminalidade. A Associação ocupa o tempo dos jovens, retirando-os da rua e promove o seu desenvolvimento, atraindo-os para coisas positivas! Considero as actividades que desenvolvemos muito importantes para os jovens, uma vez que, ajudam a manter o equilíbrio e a saber estar em sociedade. A parte cultural está sempre presente!

Qual é o teu papel dentro da Associação?

Eu considero-me um input de todas as atividades. Acabo por gerir e trago o “gás”, a motivação e a energia! O meu principal objectivo é que os outros também venham trazer os seus próprios inputs! Ser Presidente é só um nome!

Como surgiu a ideia?

A ideia surgiu porque havia um mal-estar enorme no bairro. Nós queríamos sair para nos divertir, mas era tudo muito longe. Como não havia nada para jovens no bairro, resolvemos ser nós a criar. Chamei uma amiga e começámos a desenvolver projetos. O primeiro projeto que criámos foi com a ajuda do “Programa k cidade”.

Agora falando dos Prémios Do Something. Foi difícil seres vencedora dos Prémios? Quais foram os maiores desafios/dificuldades?

Sofri bastante (risos)! A maior dificuldade foi o tempo … custou tanto a passar! Apresentei a minha candidatura mesmo há ultima hora! Fiquei sem computador, o que dificultou bastante as coisas. A parte de fazer um vídeo sobre mim e sobre o projeto também não foi fácil. De resto foi simples, bastou ser eu mesma e mostrar o que tenho feito.

Que importância teve para ti e para o teu projeto seres vencedora do Prémio Do Something?

Trouxe um grande impacto! Só o facto de eu estar a participar foi brutal! Ser finalista é que eu não estava nada à espera … O pessoal foi fantástico, ficaram todos muito contentes por mim. Acho que foi um exemplo para os outros, o pessoal foi todo ter comigo a perguntar como também podia participar para o ano! Isto não tem preço!

O que vais fazer com o dinheiro do Prémio?

50% do dinheiro será investido na “Associação Juvenil Tropa das Artes”, para realizarmos mais atividades de angariação de fundos. Os outros 50% será para investir na minha formação (Certificado de Aptidão Profissional) e num notebook como ferramenta de trabalho. Este prémio é muito importante para a sustentabilidade da Associação e para o seu crescimento.

O que achas do projeto Do Something? Achas que está no bom caminho para marcar a diferença nos jovens em Portugal?

Acho que é uma excelente iniciativa! Um projeto fantástico e que acaba por contribuir para uma inclusão social, onde se dá valor a todos. Valorizam muito as pessoas, o que é fantástico! Um projeto que deve ir muito mais além. A frase que ainda hoje me marca e que me incentivou a candidatar-me foi “Os atletas têm as Olimpíadas. Os cantores os Grammys e os actores os Óscares. Os jovens que mudam o mundo têm os Prémios Do Something”, simplesmente lindo! É um projeto que está claramente a marcar a diferença. Espero que nunca acabe! Até porque é feito de pessoas, para pessoas.

Tens algum conselho a dar aos próximos concorrentes da 2ª edição dos Prémios Do Something?

Um conselho … serem eles mesmos! Eu sei que há sempre aquele nervoso miudinho …. Mas estejam prontos para os desafios!

Como é que os jovens podem envolver-se no teu projeto?

Os de fora podem ir ao Facebook (http://facebook.com/people/Tropa-Das-Artes/100000616302270) ou ao nosso blogue (http://salamandradourada.blogspot.com/) e saber como podem inscrever-se. Todos são bem-vindos! Estamos à vossa espera de braços abertos.

Obrigada Rosa. Continua a mudar o Mundo!

Não é preciso ganhares um prémios para mudares o mundo!

PARTICIPA e sabe mais em www.dosomething.pt.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 19241
Grupos criados
: 264
Discussões
: 460
Álbuns de fotografias
: 489
Fotografias
: 3671