Sábado, 04 de Fevereiro de 2012

Última actualização:16:52 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui: Estudantes Perguntas tu Mas que 'Ganda Cena'!

Mas que 'Ganda Cena'!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 4 Votos )
Miguelgandacena

Foi num ambiente tranquilo e agradável pelos ares da minha querida terra no sotavento algarvio que estive à conversa com o presidente da associação juvenil 'Ganda Cena'.

A associação de Vila Real de Santo António (VRSA) pretende despertar  nos jovens  o gosto pelo associativismo juvenil, voluntariado jovem e participação cívica.

Andreia: Olá Miguel. Antes de mais quem teve a ideia de formar uma associação juvenil em VRSA e como e onde surgiu essa ideia?
Miguel: Olá Andreia. Sabes que Vila Real de Santo António teve uma 'explosão' a nível de voluntariado e, principalmente, a nível de actividades desportivas e sabes que também quem tem participado é a população mais jovem do concelho com idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos. Eu, em particular, juntamente com um grupo de amigos meus achámos importante, nós jovens, sermos o motor de desenvolvimento do concelho, a nível do voluntariado e daí a ideia do associativismo que está ligado com a participação cívica e portanto daí a 'Ganda Cena'.

Andreia: Inicialmente a associação era composta por quantas pessoas? E agora tem vindo a crescer o numero de pessoas?Miguel: Nós fomos obrigados a constituir a associação com o mínimo de 20 pessoas e foram essas mesmas 20 pessoas que foram à conservatória de Faro para constituir a associação. Hoje tem tido um desenvolvimento lento mas sustentável.

Andreia: Quais os principais objectivos da associação 'Ganda Cena' e o que pretende fomentar?
Miguel: A associação é principalmente uma associação multicultural e visto que existe muito pouca iniciativa jovem, esta associação é composta por vários núcleos, como arte, dança, teatro, etc, onde os jovens participam mais activamente no desenvolvimento de concelho. E é esse o espírito que pretendemos fomentar, o espírito da participação cívica, de querer dar mais ao concelho, à região e ao país.

Andreia: Quais os projectos que já organizam e conseguiram levar avante?
Miguel: Nós temos um ano de actividades. Temos tido alguns projectos como Peddy Papper, projectos de inclusão social, projectos desportivos e, neste momento, temos um projecto com a Santa Casa da Misericórdia de VRSA de solidariedade social em que acompanhamos  os jovens do centro de acolhimento e onde fomentamos o espírito  da participação. Já promovemos uma gala de aniversario e já organizamos com o núcleo de teatro varias peças teatrais. E como vês é uma associação multicultural.

Andreia: Os jovens têm aderido a este tipo de iniciativas?
Miguel: Sabes que os jovens em VRSA estão um bocadinho paradinhos. Para alem das actividades desportivas ainda não há uma grande explosão a nível da participação cívica, porque  actualmente nem os pais  os educam para isso, o que é um grande erro, não só em VRSA, como também na nossa sociedade, mas têm aderido minimamente ao que nós temos pedido.

Andreia: Esta associação, sendo uma associação sem fins lucrativos, pretende construir  junto dos jovens um espaço para que estes aproveitem todas as iniciativas que esta promove?
Miguel: É esse o principal objectivo desta associação. É beneficiar VRSA de uma instituição que possa oferecer oportunidades de novas vivências e experiências que sendo uma associação juvenil é sempre uma oportunidade de educação não formal como temos vindo a defender e já defendemos em Braga no Encontro Nacional da Juventude.

Andreia: Quantos associados existem actualmente na associação e quais os seus direitos e deveres enquanto sócios?
Miguel: 60. Os deveres é pagar o que é pedido a tempo e horas, como as quotas que são 5€ da inscrição e 1€ mensal. Óbvio que têm mais direitos como participar e ter benefícios de descontos em actividades e claro que são prioritários nas participações. São chamados primeiramente para as actividades de maior lazer como a participação da Feira da Juventude em Lisboa e do Encontro Nacional da Juventude em Braga. Podem e devem participar. Logo têm o dever e direito de participar.

Andreia: Tu és estudante do secundário , consegues conciliar facilmente o teu estatuto na associação com as aulas? Tudo o que desenvolves na associação de certo modo achas que te pode ajudar um dia mais tarde quando ingressares no mercado de trabalho? 
Miguel: É uma pergunta difícil. Quando eu entrei para o associativismo juvenil já lá vão 2 anos, a nossa Assembleia da Republica dava benefícios aos dirigentes e incentivava a participar. Na mudança de governo alteraram  essa bendita lei que hoje já não é tão bendita e tiraram bastantes benefícios e agora com o novo estatuto do aluno e com a nova lei das faltas porque as faltas mesmo justificadas são contabilizadas para as medidas de recuperação ainda em cima somos prejudicados. Queremos participar e não sermos “discriminados” por participarmos activamente na sociedade. Mas é difícil sim conciliar as duas coisas.

Sim, acho que me irá ajudar no futuro. Eu acho que sim e tiro as conclusões do Encontro Nacional da Juventude de Braga. Fiz parte da comissão do associativismo juvenil e foi basicamente uma resolução e recomendação ao Conselho Nacional da Juventude a  propor na Assembleia da República e tocámos principalmente na educação não formal. O associativismo é uma escola, não formal mas é. Portanto se eu for para Gestão, não é o caso, existem prioridades, pois já estive a assumir essas funções de Gestão, jurídicas. E tenho de lidar com essas funções todas e que no futuro espero que me ajude mercado de trabalho.

Andreia: Tens participado noutras iniciativas de voluntariado? Porquê o interesse pelo voluntariado?
Miguel: Já participei nos Jogos Olímpicos da Lusofonia na comissão de protocolo e também participo na politica partidária. Mas sublinho e destaco que o voluntariado é a maior forma, a forma mais massiva e a forma mais interventiva de participarmos activamente por um país melhor. Ao contrário do que muitas pessoas e muitos políticos apregoam, o voluntariado também é politica. Para já politica é fazer algo para o desenvolvimento de alguma coisa e o voluntariado faz isso, nem que seja para o desenvolvimento de um evento.

Andreia: Qual o vosso lema e de que maneira o difundem junto das pessoas?
Miguel: Marcar a diferença. Para já participar é marcar a diferença. Em VRSA somos a única associação juvenil e na zona do Baixo Guadiana, e nós queremos marcar a diferença. Não podemos dizer que os jovens não participam e há associações juvenis por todo o pais. Em VRSA faltava uma associação que dissesse : Não basta!  Vamos marcar a diferença!

Andreia: Para acabar, expectativas futuras na associação?  
Miguel: Para já mantê-la  firme como tem estado, com a maior esperança, porque enquanto há vida há esperança e, em primeiro lugar, que os jovens continuem a aderir, em segundo que os organismos estatais apoiem as iniciativas e, por último, que em VRSA continuem a ser apoiadas as iniciativas jovens e a camada jovem do município

Andreia – Também acho que sim. Os jovens têm de aderir mais a este tipo de projectos. É bom existirem jovens que mostrem interesse pelo desenvolvimento de uma sociedade, porque só tens 16 anos e já contas com uma grande bagagem na participação cívica. Obrigada e até a próxima.

Site da 'Ganda Cena': http://www.ajgandacena.web.pt/

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

Comentários (7)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
Inês Penim
Muito bom smilies/smiley.gif Parabens
Inês Penim , Agosto 07, 2010
...
Paulo
Ganda projecto
Paulo , Junho 04, 2010
...
elmg2006
Mesmo uma grande cenasmilies/grin.gif
elmg2006 , Maio 14, 2010
...
claudia
grande cena smilies/wink.gif
claudia , Abril 01, 2010
Parabens Miguel
Andreia
UPS esqueci me de fazer login
Andreia , Fevereiro 22, 2010
Parabens
0
Parabéns à Jornalista!!! Mt bemsmilies/smiley.gif

Estou a brincar!!
Dou os Parabéns ao Miguel por todo o seu trabalho e é de destacar a sua dedicação por tentar fomentar junto dos jovens o voluntariado e participação cívica.
Andreia Leonardo Roberto , Fevereiro 22, 2010
...
Filipa Fernandes Caçador
Viva ao Miguel
Miguelito que saudades...
"Gentes da Lusófonia"
Adoro te Miguel Grande amigo

Saudações lusófonas smilies/cheesy.gif
Filipa Fernandes Caçador , Fevereiro 19, 2010

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image