Estudar é uma grande seca, mas é necessário para te tornares uma pessoa sábia, culta e esperta.
Estudar dá-te uma boa cabeça para resolveres assuntos complicados e criares o teu próprio negócio. Dá-te a capacidade de pensares por ti próprio e, melhor ainda, para seres tu a mandar, por isso se é isto que queres para a tua vida, estuda de uma forma original e divertida, e se achares que estás a ser ridículo de mais não faz mal – é porque vais mesmo no bom caminho.
Matemática
Se precisas de estudar matemática e detestas raciocínios e números, presta atenção. A matemática e a música conjugam-se lindamente, por isso, a melhor forma de teres bom aproveitamento nesta área é soletrando a bela da tabuada ou outra coisa qualquer (raízes quadradas) cantarolando o belo som da Britney Spears “Kiss You All Over” – é a melhor para decorar. Assim ficas logo a adorar a Matemática.
Português
O português e o teatro conjugam-se lindamente. Pega no livro, por exemplo de Frei Luís de Sousa, e tenta interpretar a personagem Maria, redobrando o drama da história e imitando a sua inocência.
“Quereis vós saber, mãe, uma tristeza muito grande que tenho?” Oh oh ai ai que grande que ela é.
Outra ideia é fingires que és professor. À tua frente tens os alunos e vais tentar explicar a matéria sucintamente, como se já a soubesses toda. Para além de decorares as coisas mais rapidamente, também podes começar a pensar em ser actor.
Ciências
Para as ciências, não há muita ciência na maneira como as deves estudar. Deves fazê-lo em casa, num quarto arrumado com muita luz, e numa secretária arrumada e limpa. É essencial ter papel de rascunho, canetas de todas as cores, marcadores, lapiseira, caneta azul ou preta e borracha. Senta-te confortavelmente e direito, para mais tarde não teres maleitas na postura. Depois de tudo isso, começas a fazer resumos do manual, pegando numa caneta cor-de-rosa e escrevendo o título da matéria em que estás (por exemplo o “sistema respiratório”) sublinhando com o marcador. Olhas para o relógio e vês – bem já passaram quase 5 minutos, já estou aqui há muito tempo, vou fazer um intervalo para lanchar, aproveito e faço um lanche educativo, com tudo o que existe de saudável na roda dos alimentos.
Não te dá imensa vontade de ires já estudar, só de pensares nas canetas de cores?!
Geometria descritiva
É geometria descritiva que tens de estudar?! Ui é melhor preparares-te. Só quem é E.T é que consegue ter rendimento nesta disciplina, pelo que tens de ter noção total de espaço para conseguires perceber alguma coisinha do que está à tua frente. E quem é que tem essa total noção de espaço?… os E.Ts. Por isso, a melhor forma de estudares esta disciplina é fixando o infinito, sem a cabeça assente na terra. Vais sentir-te um E.T com total noção espacial. Uh uh estás a ouvir o que te estou a dizer?! Ai desculpa estava a olhar o infinito. Já entendes a cena? Então é melhor pegares na tua nave “transferidora” e medires as coordenadas, se não ainda te perdes outra vez.
Comentários (22)
Subscrever sinal web deste comentário....
=)
Eu sou sincera, o ano passado descobri que a melhor maneira nao é estudar, apenas de estar atenta as aulas, e fazer uma revisao antes do teste. Assim consigo boas notas. =)
Para alem disso, na academia do iscte aprendi que devemos guiar-nos pela memoria visual. A melhor solucao é numa folha por esquena de pequenas palavras e imagens, colocarmos no meio a ideia base e ao seu redor toda a materia de forma a que essa fique toda apenas numa pagina organizando o cerebro =)
...
...
sempre será algo obrigatório, e misturar musica no estudo, era abdicar de gostar de musicas :'o .
(exemplo: sempre que meto uma musica que gosto como despertador, sabendo que não quero ser acordado, fico triste com a musica. :c )
...
não existe magia, as coisas só acontecem se nos esforçarmos para tal. ...
maior parte do pessoal (e vejo isso na minha turma) não percebe nada daquilo, chegam ao ponto de perguntarem se o afastamento é para cima ou para baixo do eixo de X?!! omg
estamos no 11ºano e ainda por cima temos exame... geometria basta estar atento nas aulas, fazer os exercícios que a stora manda i n é preciso mais nada..
...
...
mas poxo experimentar pq pelos vistos fazer exercicios n ta a ajudar... gst mt das dicas