Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:13:38 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

As maneiras mais eficazes para estudar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 13 Votos )

study-hard

Estudar é uma grande seca, mas é necessário para te tornares uma pessoa sábia, culta e esperta.

Estudar dá-te uma boa cabeça para resolveres assuntos complicados e criares o teu próprio negócio. Dá-te a capacidade de pensares por ti próprio e, melhor ainda, para seres tu a mandar, por isso se é isto que queres para a tua vida, estuda de uma forma original e divertida, e se achares que estás a ser ridículo de mais não faz mal – é porque vais mesmo no bom caminho.

Matemática
Se precisas de estudar matemática e detestas raciocínios e números, presta atenção. A matemática e a música conjugam-se lindamente, por isso, a melhor forma de teres bom aproveitamento nesta área é soletrando a bela da tabuada ou outra coisa qualquer (raízes quadradas) cantarolando o belo som da Britney Spears “Kiss You All Over” – é a melhor para decorar. Assim ficas logo a adorar a Matemática.

Português
O português e o teatro conjugam-se lindamente. Pega no livro, por exemplo de Frei Luís de Sousa, e tenta interpretar a personagem Maria, redobrando o drama da história e imitando a sua inocência.
“Quereis vós saber, mãe, uma tristeza muito grande que tenho?” Oh oh ai ai que grande que ela é.
Outra ideia é fingires que és professor. À tua frente tens os alunos e vais tentar explicar a matéria sucintamente, como se já a soubesses toda. Para além de decorares as coisas mais rapidamente, também podes começar a pensar em ser actor.

Ciências
Para as ciências, não há muita ciência na maneira como as deves estudar. Deves fazê-lo em casa, num quarto arrumado com muita luz, e numa secretária arrumada e limpa. É essencial ter papel de rascunho, canetas de todas as cores, marcadores, lapiseira, caneta azul ou preta e borracha. Senta-te confortavelmente e direito, para mais tarde não teres maleitas na postura. Depois de tudo isso, começas a fazer resumos do manual, pegando numa caneta cor-de-rosa e escrevendo o título da matéria em que estás (por exemplo o “sistema respiratório”) sublinhando com o marcador. Olhas para o relógio e vês – bem já passaram quase 5 minutos, já estou aqui há muito tempo, vou fazer um intervalo para lanchar, aproveito e faço um lanche educativo, com tudo o que existe de saudável na roda dos alimentos.
Não te dá imensa vontade de ires já estudar, só de pensares nas canetas de cores?!

Geometria descritiva
É geometria descritiva que tens de estudar?! Ui é melhor preparares-te. Só quem é E.T é que consegue ter rendimento nesta disciplina, pelo que tens de ter noção total de espaço para conseguires perceber alguma coisinha do que está à tua frente. E quem é que tem essa total noção de espaço?… os E.Ts. Por isso, a melhor forma de estudares esta disciplina é fixando o infinito, sem a cabeça assente na terra. Vais sentir-te um E.T com total noção espacial. Uh uh estás a ouvir o que te estou a dizer?! Ai desculpa estava a olhar o infinito. Já entendes a cena? Então é melhor pegares na tua nave “transferidora” e medires as coordenadas, se não ainda te perdes outra vez.

Comentários (22)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
Pedro Fidalgo
Bem, acho que vou a começar a procurar mais dicas porque quando chego a casa além de não me apeteçer estudar, estou extremamente cansado. Não tenho tempo para pegar num livro e estudar a sério.. coisa que com atenção nas aulas e estudo nos intervalos é a única coisa que me safa . Bah.
Pedro Fidalgo , Maio 30, 2011
=)
Rafaela Martins
Olaaaaa, adorei embora eu nao ter nenhuma dessas disciplinas tirando o portugues.

Eu sou sincera, o ano passado descobri que a melhor maneira nao é estudar, apenas de estar atenta as aulas, e fazer uma revisao antes do teste. Assim consigo boas notas. =)

Para alem disso, na academia do iscte aprendi que devemos guiar-nos pela memoria visual. A melhor solucao é numa folha por esquena de pequenas palavras e imagens, colocarmos no meio a ideia base e ao seu redor toda a materia de forma a que essa fique toda apenas numa pagina organizando o cerebro =)
Rafaela Martins , Maio 09, 2011
...
Leonardo Lourenço
precisava de estudar, as formas de coragem, para poder ter a coragem de conseguir saber como se estuda. x)
Leonardo Lourenço , Abril 29, 2011
...
Leonardo Lourenço
eu sinceramente, penso que estudar nunca vai ter estratégias.
sempre será algo obrigatório, e misturar musica no estudo, era abdicar de gostar de musicas :'o .
(exemplo: sempre que meto uma musica que gosto como despertador, sabendo que não quero ser acordado, fico triste com a musica. :c )
Leonardo Lourenço , Abril 29, 2011
...
claudia
as dicas são sempre boas
claudia , Abril 19, 2011
...
Daniela Martins
muita paciência e dedicação , apenas isso smilies/smiley.gif não existe magia, as coisas só acontecem se nos esforçarmos para tal.
Daniela Martins , Abril 16, 2011
...
Ana Catarina Pereira do Rosario
é preciso muita paciencia para o fazer ahaha
Ana Catarina Pereira do Rosario , Abril 12, 2011
...
Sara Martins
Odeio estudar -.-
Sara Martins , Abril 10, 2011
...
André Martins Porto
ahah oh Inês, concordo... historia A, nem com teatro!
André Martins Porto , Abril 03, 2011
...
João Monteiro
LOOL
João Monteiro , Abril 02, 2011
...
Inês
Eu gostava era de ler como é que se estuda História A XD
Aí nem teatro resultava !
Inês , Abril 02, 2011
...
0
Para se ter uma boa nota a Geometria Descritiva não há necessidade de se ser E.T.
maior parte do pessoal (e vejo isso na minha turma) não percebe nada daquilo, chegam ao ponto de perguntarem se o afastamento é para cima ou para baixo do eixo de X?!! omg
estamos no 11ºano e ainda por cima temos exame... geometria basta estar atento nas aulas, fazer os exercícios que a stora manda i n é preciso mais nada..
dianix , Abril 02, 2011
...
Melissa Alves Mesquita
O pior é quando se tem teste de area de integração e não sabes qual é a matéria que tens que estudar :s
Melissa Alves Mesquita , Abril 02, 2011
...
Carolina Madeira
Epá se eu pensasse assim de cada vez que fosse estudar ciencias pobre de mim
Carolina Madeira , Abril 02, 2011
...
Inês Penim
então Filipa?
Inês Penim , Abril 02, 2011
...
Filipa Fernandes Caçador
Muito boas dicas, pena eu nao conseguir estudar smilies/sad.gif
Filipa Fernandes Caçador , Abril 02, 2011
...
Inês Penim
Belas dicas smilies/smiley.gif Tenho que as colocar em práctica smilies/cheesy.gif
Inês Penim , Abril 02, 2011
...
Káth
axo q cantar a tabuada da mt geito... no 3º ano smilies/tongue.gif mas poxo experimentar pq pelos vistos fazer exercicios n ta a ajudar...

gst mt das dicas smilies/wink.gif
Káth , Abril 02, 2011
...
André Martins Porto
Concordo com o Daniel! smilies/smiley.gif
André Martins Porto , Abril 01, 2011
...
João Alberto Branco Valeriano
Está engraçado xD para matemática não preciso de cantar Britney basta-me a calculadora smilies/tongue.gif
João Alberto Branco Valeriano , Abril 01, 2011
...
Dan
Está perfeito! x)
Dan , Abril 01, 2011
...
Natália
Precisava de dicas para Historia da cultura e das artes
Natália , Abril 01, 2011

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image