Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:13:38 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Fernando Pessoa vai à escola!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 2 Votos )

PESSOA_VAI__ESCOLA

Não, não é uma nova saga de livros infantis estilo “Anita vai não sei onde” cujo protagonista é o Fernando Pessoa. É antes o verdadeiro relato do teu poeta preferido do século XX, que resolveu ressuscitar dos livros de Português para voltar às salas de aula. Descobre uma página do diário do ’Nandinho’, quando este ainda ficava corcunda com uma mochila de 20 quilos às costas!*

*NOTA: O relato que se segue não está baseado em factos verídicos… Mas podia estar.

Pessoa_na_escola_2

“Querido diário,

Depois de ter sido o que creio ser altamente gozado por algumas miúdas do 11ºC que acreditam que os meus óculos não são nada cool – por não serem iguais aos do presidente da AE – fui para a aula de Inglês. Fiquei, como de costume, na fila de trás, porque eu já percebo tudo de inglês… Preferia era umas traduções greco-latinas e chamar-me antes Ricardo Reis. O resto da minha turma não sabe quem é o Homero nem como se escreve 500 em numeração romana e então atira-me aviõezinhos com a inveja. Eu esforço-me muito para não lhes dar um murro na boca quando eles me chamam freak, porque acredito que mais cedo ou mais tarde eles serão castigados pelos Deuses com uma negativa na pauta.

Durante o intervalo da manhã, não consegui ver a Ofélia. Acho que ela ficou traumatizada com as minhas cartas de amor, que eu próprio achei que eram ridículas, mas enfim… Depois, o psicólogo da escola encontrou-me cabisbaixo e disse-me: “o teu Director de Turma já descobriu que tens andado a aldrabar o porteiro, adoptando várias personalidades de alunos com horários diferentes para saíres mais cedo da escola. Mas descansa que não serás castigado, porque a direcção acredita que tens um futuro prometedor no mundo das telenovelas e isso pode ser bom para a reputação da escola”.

Já nos balneários, espremi uma borbulha ao espelho e cheguei à conclusão de que não me apetecia fazer aula de Educação Física, porque o que havia em mim era sobretudo cansaço. Acho que quero é seguir um curso profissional ligado às engenharias, chamar-me Álvaro de Campos e viver no meio de máquinas, rodas e engrenagens que façam um r-r-r-r-r-r eterno. Parei de pensar muito na vida e fui almoçar.

Já na cantina, chorei um pouco, porque a ementa eram bifes da vaca que eu ajudei a criar nas férias de Verão, altura em que ganhei uns trocos como guardador de rebanhos e todos me chamavam Bertinho Caeiro.

Como hoje tive a tarde livre, aproveitei para ir a pé para casa, numa tentativa não de emagrecer (que eu sou magrinho e como muita sopa), mas de travar o aquecimento global, que está a destruir a Natureza.

Antes de dormir, actualizei as minhas 3 contas de Hi5, as 4 do Myspace e as 2 do Facebook. Ah… Também criei um novo Blog. O meu primeiro post foi: “ser estudante é muito cansativo. Quando for grande gostava de passar a vida sentado numa mesa de café a ver pessoas passearem, de preferência numa esplanada de Lisboa… Porque as estrangeiras têm um fraquinho por rapazes metidos a intelectuais, sobretudo as brasileiras”. Agora, querido diário, vou dormir, porque ando muito confuso com os problemas existenciais que acompanham a minha juventude.

O rapaz que recebe sempre um manjerico de prenda de anos porque teve o azar de nascer no dia de Santo António,

Fernando”

PESSOAAAAA_copy

Quando for grande gostava de passar a vida sentado numa mesa de café a ver pessoas passearem, de preferência numa esplanada de Lisboa… Porque as estrangeiras têm um fraquinho por rapazes metidos a intelectuais.

Comentários (3)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
Rafael
Mas nao o vejo.. andam por ai a dizer que ele anda desaparecido smilies/shocked.gif
Rafael , Junho 04, 2010
...
Rafael
Eu quero o Fernado pessoa na minha escola haha essencialmente para dar aulas de portugues hihi (sim trocaria pela minha) -.-'
Rafael , Junho 04, 2010
...
elmg2006
Ele vai as aulas de Português. Mas existe tanto heterónomios, que ninguem o viu
elmg2006 , Maio 14, 2010

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados