2 alunas da E. S. D. Maria II nas Olimpíadas da Astronomia

  

ainalolimpiadas

Duas alunas da Escola Secundária D.Maria II, em Braga, estão entre os 10 apurados para a final nacional das Olimpíadas de Astronomia 2012, atividade organizada pela Sociedade Portuguesa de Astronomia.

A Ana Sofia Lopes e a Maria Eduarda Batista, do 11º Ano, conseguiram realizar uma das 10 melhores provas nacionais de entre as muitas dezenas realizadas em diversos locais de Portugal Continental e Ilhas.

A final nacional realizar-se-à nos dias 25 e 26 de maio, no Observatório de Santana, na ilha São Miguel, Açores. Como habitualmente, a prova final será dividida em duas partes: uma teórica e uma prática de natureza observacional, ambas a realizar no dia 25.

A manhã do dia 26 de maio estará reservada para um programa social, a desenrolar-se na Ilha de S. Miguel, que culminará com a cerimónia onde serão anunciados os vencedores das Olimpíadas de Astronomia 2012.

Além do prémio monetário atribuído aos 3 primeiros classificados, o vencedor irá representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais, no Rio de Janeiro, de4 a14 de agosto de 2012.

Integradas no Clube de Astronomia da Escola, as duas alunas fazem parte de um grupo de trabalho que este ano se tem destacado em diversos projetos científicos de investigação internacional.