Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:13:38 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Estudar no estrangeiro? Aventura-te!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 1 Voto )

Malas_Aviadas

Hoje em dia é comum os jovens começarem a viajar desde cedo, para longe das suas casas, muitas vezes até para outros países. Viajar é ter a oportunidade de descobrir novas realidades, novas culturas e costumes.

Mas viajar é, sobretudo, uma oportunidade de nos conhecermos melhor. Só quando confrontados com situações novas e inesperadas é que descobrimos que temos capacidades para lidar com elas de uma forma que nunca nos tínhamos apercebido. São essas situações que nos ajudam a crescer, a tornarmo-nos mais conscientes das nossas competências e a sermos mais autónomos e responsáveis. Por tudo isto, as experiências interculturais têm vindo a ganhar um peso cada vez mais importante no percurso educativo dos jovens de hoje.

É com esta ideia em mente que muito pais começam a considerar a opção de enviar os seus filhos para estudar fora, pois, preocupados com o futuro dos mesmos, querem proporcionar-lhes todo um conjunto de experiências que contribuam para aumentar a sua possibilidade de sucesso quando ingressarem no mercado de trabalho. Um currículo com uma experiência de média ou longa duração noutro país aumenta consideravelmente as probabilidades de acesso a um posto de trabalho.

Os programas e cursos que a MultiWay promove no estrangeiro baseiam-se essencialmente neste conceito. Para além do conhecimento linguístico, qualquer experiência, especialmente durante a juventude, noutro país, é fulcral para o desenvolvimento pessoal e social dos participantes, na medida em que os coloca em contextos diferentes dos seus culturalmente, permitindo-os conhecer e viver com essas diferenças, e tornando-os cidadãos mais tolarantes e menos preconceituosos na sociedade de hoje.

A MultiWay oferece cursos e programas que podem ser de curta, média ou longa duração.

Desde os Cursos de Línguas, que decorrem normalmente no Verão, aos Cursos Académicos, que permitem aos jovens terminar o ensino secundário noutro país, até aos Cursos Superiores no estrangeiro, bem como estágios e experiências de trabalho.

Deixamos-te aqui alguns testemunhos de jovens que se aventuram com a MultiWay:

Pedro_Carrio_MultiWay

O meu nome é Pedro, tenho 20 anos e sou de Almada. Contudo, o meu primeiro contacto com a MultiWay foi aos 16 anos, quando participei no Curso Académico nos EUA e fui terminar o 12º ano à cidade de Las Vegas. Depois disso, e pelo meu grande interesse em continuar a estudar no estrangeiro, fiz o Curso de Gestão Hoteleira e Turismo na Suíça.

A abertura de horizontes para conhecer o que esta lá fora foi um dos factores que mais me atraiu para fazer os cursos da MultiWay. Comparativamente à opção estudar em Portugal, a mais valia que a MultiWay apresenta é realmente a possibilidade de intercâmbio e o contacto directo com novos costumes, pessoas, lugares e línguas.

O curso de Gestão Hoteleira e Turismo na Suíça, que fiz mais tarde, é extremamente interessante. No que toca à vida académica, os conteúdos ensinados têm uma componente prática muito enriquecedora e existe um grande suporte por parte dos professores, já para não falar do número ínfimo de recursos materiais disponibilizados aos alunos.

Certamente que adquiri uma capacidade de adaptação a diversos ambientes. O facto de estarmos sozinhos fora da nossa zona de conforto, cria uma necessidade de sobrevivência emocional a tudo o que vamos passando. E, ao ultrapassarmos essa etapa, crescemos imenso como pessoas.

É ao superarmos os desafios do dia-a-dia que demonstramos aspectos como o espírito de aventura e equipa, a capacidade de adaptação e a persistência de lutar até ao fim. Numa vetente profissonal, todas estas competências vividas lá fora serão valorizadas pelos nossos futuros empregadores e penso que isso é uma grande vantagem competitiva.

É claro que nem tudo é fácil. Lembro-me, por exemplo, que na minha primeira experiência, o primeiro mês de estada no estrangeiro foi cheio de novidade e aventura, sendo que nem dei pelo tempo passar. Mas, depois, quando a rotina se começou a instalar, vieram as saudades de casa e, com elas, alguma desmotivação. Para combater este sentimento, envolvi-me em várias actividades, onde fiz amizades tão importantes que duram até hoje.

multisofia

O meu nome é Sofia, tenho 20 anos fiz um intercâmbio de 1 ano, nos EUA, através da MultiWay.

A decisão prendeu-se com o facto de já ter muito bons referenciais da organização em virtude dos meus pais já terem participado neste programa. Eles conheceram-se nas orientações antes da ida para os EUA, e começaram a namorar quando regressaram.

De certa maneira, este facto influenciou a minha ida, na medida em que eu já conhecia o programa de perto. Por volta do meu 9º/10º ano, comecei a pensar em fazer o intercâmbio, mas a alta-competição de Ginástica Rítmica falava mais alto. Mas no final do 11º ano decidi terminar a minha carreira gímnica, e foi então que cheguei a casa um dia e disse aos meus pais que estava decidida a fazer o 12º nos EUA. A reacção dos dois não poderia ter sido melhor!

E ainda bem que assim foi, porque tornou-se numa experiência inesquecível! Nos campos pessoal e profissional, adquiri conhecimentos ao nível do inglês que não tinha, e foi-me possível conhecer valores culturais e religiosos diferentes dos meus. Aprendi que a sociedade americana valoriza e encoraja todos os esforços, trabalhos e resultados de cada pessoa e tornei-me numa pessoa mais madura, pelo facto de viver fora de casa, estar longe da família e amigos, e ter de saber resolver possíveis problemas sozinha. No fundo, aprendi a conhecer-me melhor!

Para o meu futuro profissional, o facto de ter estudado fora é uma grande vantagem, não só pela aprendizagem de outra língua, como também no crescimento em maturidade e na flexibilidade ganha na interacção e avaliação com outras ideias, outros hábitos e costumes.

Dentro de muitos momentos marcantes que tive durante todo o ano, um dos melhores foi quando venci um concurso da minha escola, o "Talent Show". No final de realizar a minha demonstração de Ginástica Rítmica, onde fiz um exercício com a fita, ao qual juntei expressividade, dança e ginástica, toda a escola se levantou para me aplaudir numa "Stand Ovation", como dizem os americanos. Foi um momento de muito orgulho pessoal.

Oz_Family

Chamo-me Luís, tenho 20 anos e passei 9 meses fantásticos da minha vida na Austrália, na Gold Coast.

Escolhi fazer este curso porque queria mesmo acabar o ensino secundário fora de Portugal e, quando soube que, através da Multiway, o poderia fazer na Austrália, nem sequer pensei duas vezes e acho mesmo que não podia ter feito melhor escolha!

A família onde vivia recebeu-me lindamente e a minha casa lá era óptima, ficava literalmente a três passos da praia!

Além de ficar com uma grande fluência no inglês, o facto de passar por uma experiência que nos obriga a viver fora da nossa zona de conforto, ainda por cima fora de Portugal, abre-nos a cabeça a muitos e novos horizontes.

No meu caso, foi uma experiência que mudou a minha vida em relação a muitos aspectos: aprendi a viver sozinho, sem o apoio dos meus pais, tornei-me mais indepedente e adulto e lidei com situações que nunca pensei que pudessem acontecer, o que foi fantástico a nível de crescimento pessoal.

Em termos académicos, também foi muito enriquecedor, pois, já para não falar da aprendizagem de outra língua, tive disciplinas que nunca imaginei ter e aprendi novos métodos de ensino. Para ser sincero, quando voltei para Portugal, só queria regressar! E ainda hoje penso nisso!

Durante a minha estadia na Austrália costumava ir surfar com regularidade, e até cheguei a surfar com golfinhos! Por outro lado, numa dessas vezes, vi passar um tubarão mesmo à minha frente! Apesar de ser relativamente pequeno (cerca de 1 metro), deu para apanhar um grande susto e saí do mar o mais rapidamente possível. Felizmente, ninguém se magoou.

Comentários (0)

Subscrever sinal web deste comentário.

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 19231
Grupos criados
: 264