Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:13:38 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Mais crimes na Internet do que na rua

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 1 Voto )

computer_pic2

A Polícia Judiciária recebe, actualmente, mais denúncias por crimes praticados na Internet do que noutros campos. Devido a isso, a PJ está mesmo a apostar em acções de prevenção junto de várias escolas.

Embora este tipo de crimes já existisse, foi a partir de 2007 e 2008 que se intensificou. Estes anos correspondem à grande massificação que se deu, em Portugal, do uso dos portáteis, o que trouxe consigo um maior acesso à Internet.

Os crimes incluem injúrias, phishing (forma de fraude electrónica em que alguém se faz passar por outra pessoa ou por uma instituição, de modo a tentar adquirir dados pessoais dos contactados), burlas, divulgação ilícita de fotografias, roubo de identidade, contacto de carácter sexual e pedófilo, entre muitos outros.

Na zona norte do país, numa tentativa de alertar os mais jovens, a PJ tem dispensado alguns inspectores da sua Directoria do Porto para palestras de esclarecimento em várias escolas. Este ano, estas acções de sensibilização focar-se-ão também nos encarregados de educação, visto que se tem notado uma falta de informação por parte dos adultos.

[Fonte: Jornal de Notícias]

Comentários (7)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
Inês Penim
Na minha escola tambem já andaram a circular fotos duma rapariga nua :|
Infelizmente é a realidade, já nem se pode andar descansado na internet. Temos que ter o máximo de cuidado :s
Inês Penim , Fevereiro 01, 2011
...
Carla Sofia Sampaio
São situações que cada vez mais acontecem, e por mais informaçao que haja nunca é o suficiente. Temos que ter cuidado, e nunca nos expor mos demasiado, principalmente sobre a nossa vida pessoal, a pessoas desconhecidas e também àqueles que dizemos conhecidos mas que na verdade nunca passou de uma conversa num chat.
Carla Sofia Sampaio , Janeiro 16, 2011
...
Cátia Monteiro
Ya agora os crimes sao mais na Internet do que na rua... Eu acho que as pessoas devias ter suidado e falo tambem por mim porque nos ao tarmos a falar com uma pessoa tipo no facebook sabemos a certeza da pessoa que esta do outro lado. Tenham cuidado, um aviso. Eu tento nao falar com pessoas que nao conheço mas é depende dos casos porque as vezes a pessoa que esta a falar comigo pode ser diferente por isso so dou importancia aos que me intereçao mas tipo num marco encontros eu tenho a noçao do perigo..
Cátia , Janeiro 14, 2011
...
DiogoAbreu
Acho que é bem preciso isso, ainda no inicio da semana na minha escola foram divulgadas umas fotos, de um aluno da escola, nu no facebook e ainda ontem foram postadas fotos de uma aluna tambem nua no facebook, na minha escola nao se fala de outra coisa, só tenho pena que a policia não faça nada nestes casos( pelo menos pelo que sei )
DiogoAbreu , Janeiro 13, 2011
...
João Alberto Branco Valeriano
Não espanta nada. Mesmo com o quase constante bombardeamento de informação sobre os riscos da Internet é impossível não haver estes crimes
João Alberto Branco Valeriano , Janeiro 13, 2011
...
Inês
Por isso é que nunca devemos dar a nossa morada ,número de telemóvel nem nib mesmo a falar com pessoas que conhecemos no msn ou noutro local ,porque há hackers que tem acesso a isso tudo .
Inês , Janeiro 13, 2011
...
Sara M.
No ano passado os professores de TIC falaram sobre os perigos na Internet.O meu grupo de AP também desenvolveu um projecto sobre o mesmo.Nunca é demais alertar!Cada vez há mais crianças nos chats a falarem com pessoas que não conhecem,a dar os seus dados pessoais,morada...Depois surgem noticias de crianças raptadas ou que fogem para ir ao encontro dos denominados "namorados virtuais".Temos que apostar numa maior divulgação dos problemas que podem surgir através da Internet.
Sara Carina Monteiro , Janeiro 13, 2011

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 19231
Grupos criados
: 264
Discussões