
É já entre os 24 e 29 de Setembro que a capital portuguesa vai receber a 22ª edição do “European Contest of Young Scientists” (EUCYS/Final Europeia para Jovens Cientistas). Esta grande Final, promovida pela Fundação da Juventude em conjunto com a Comissão Europeia, vai juntar no Museu da Electricidade
132 jovens, entre os 15 e os 20 anos, de 39 países.
No total, 88 projectos científicos e de investigação vão estar em competição e os prémios, que serão entregues dia 28 de Setembro, "incluem não só valores pecuniários, mas também a oportunidade dos vencedores estagiarem em laboratórios de referência internacional, através do Instituto Europeu de Patentes e o EIROforum - um organismo composto por sete organizações intergovernamentais europeias líderes mundiais nos diversos respectivos campos da ciência".
Portugal vai estar representado com dois projectos. Um deles será apresentado pela Escola Secundária de Lagoa, em S. Miguel, nos Açores, com o «Programa de Biomonitorização da Doença Vibroacústica», uma doença causada pela exposição excessiva a ruídos de baixa frequência. O outro projecto a concurso é da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, com o projecto «Rochas do Sudoeste – os mistérios escritos na pedra», que incidiu numa investigação sobre a génese de umas esferas de arenito muito perfeitas que ocorrem na falésia entre a Zambujeira do Mar e o Carvalhal.
O “European Contest for Young Scientists” conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e na entrega de prémios marcarão presença
o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e a Ministra da Educação, Isabel Alçada, entre outros a confirmar.
Sabe mais em www.lisboa.eucys2010.eu/





















