Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:13:38 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Eva Barros, um caso de sucesso

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 2 Votos )

eva_barros1

A Forum Estudante esteve à conversa com Eva Barros, a jovem actriz de 26 anos, e revela-te como foi o seu percurso, bem como muitas dicas sobre este mundo fantástico da representação. Vem daí!

Não nasceu com o bichinho da representação, mas rapidamente o apanhou. De certeza que te lembras dela nos “Morangos com Açúcar”, onde se estreou no pequeno ecrã. Ou então na “Lua Vermelha” e nos “Laços de Sangue”, onde todas as noites entrava pelas casas de milhares de portugueses.

Como é que começou este gosto pela representação?

Podia dizer-te que já nasci com vontade de ser actriz, mas estaria a mentir. A oportunidade de entrar neste mundo surgiu em 2008, quando estive na ETIC a fazer uma formação profissional na área da Gestão e Organização de Eventos e os alunos finalistas de realização me convidaram para entrar numa curta-metragem. Apesar de ao início não querer aceitar, as minhas amigas lá me convenceram e a verdade é que achei aquilo o máximo: a equipa era toda jovem, tínhamos um bom ambiente nas gravações e fiquei muito motivada. Quando acabaram as aulas decidi então fazer alguns workshops de representação para ver se era uma coisa passageira ou se era algo que tinha despertado em mim e percebi que sim. Concorri então para a ACT – Escola de Actores, entrei, agenciei-me na Karacter e comecei a ir aos castings. Foi tudo um feliz acaso.

Em 2009 chegaste à televisão na série Morangos com Açúcar. Como foi este salto para o estrelato? Que grandes mudanças ocorreram na tua vida?

A nível pessoal não houve grandes mudanças, continuo a ter o mesmo quotidiano. Ser actriz é uma profissão como as outras, apenas está mais exposta publicamente e acabo por ser reconhecida na rua. Mas lido bem com isso, nunca tive nenhuma situação desagradável. As pessoas são simpáticas, curiosas, fazem perguntas sobre as personagens e querem saber o fim das novelas. É bom sentir esse carinho.

eva_barros_3

Apesar da ainda curta carreira, já tens uma experiencia muito vasta. Cinema, Teatro ou Televisão, com qual te identificas mais?

Onde eu tenho mais experiência é sem dúvida em televisão, apesar de estar a apostar na formação constante nas três áreas. Mas não consigo escolher, são as três muito especiais e cada uma delas permite-nos explorar diferentes níveis de representação.

Tu tens uma licenciatura em marketing e estás a frequentar um mestrado. Consegues conciliar bem os estudos com o trabalho, ou alguma vez consideraste parar de estudar para te dedicar inteiramente ao trabalho?

Não, isso nunca foi uma opção para mim. Acho que em qualquer profissão é muito importante conjugar a formação e a aprendizagem teórica com o que vamos fazendo no terreno, na prática. Mesmo ao longo dos anos, é fundamental ir fazendo “reciclagem” de conhecimentos, pois a informação disponível e as técnicas mudam e evoluem constantemente. Para mim, o percurso profissonal deve andar sempre em paralelo com a formação, seja a que nível for, para podermos sempre melhorar.

Qual foi o melhor momento da tua carreira até hoje?

Cada vez que o meu agente me liga e diz “Ficámos com esta personagem” esse é o melhor momento de todos. A conquista e a preparação da personagem dão-me muito gosto, ou seja, todo o processo de perceber e construir quem ela é, como é, o que gosta de fazer e o que veste, para depois poder agarrá-la e trabalhá-la da melhor forma.

Quais são as tuas expectativas ou sonhos para o teu futuro profissonal?

O meu sonho é manter um trajecto contínuo e duradouro. Não quero chegar a uma altura e ter de abandonar a profissão por algum motivo. O meu objectivo é ter sempre trabalho, até ser velhinha. Mas é claro que isso implica muito empenho e versatilidade. Quero essencialmente crescer como interprete e, se algum dia for reconhecida a um nível mais elevado, melhor ainda.

Eva_Barros_2

Que conselhos tens a dar aos jovens que tenham este sonho de se lançar no mundo da representação?

A primeira coisa que quero dizer é: se é realmente aquilo que querem, vão em frente! Estamos numa altura em que todos os dias somos bombardeados com os assuntos da crise, a dizer que não há trabalho, que o mercado está todo cheio, mas não podemos deixar-nos afectar por isso. Acho que todos devem seguir os seus sonhos, mas também lembrar-se que as coisas não são fáceis. Não basta ter uma cara bonita ou aparecer uma vez na televisão, há muito trabalho e esforço por trás, muita formação complementar, muito estudo das personagens, muitas horas de trabalho. Mas não desitam, invistam em ser sempre melhores e sigam os vossos sonhos, porque vale mesmo muito a pena!

Comentários (0)

Subscrever sinal web deste comentário.

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 19231
Grupos criados
: 264