O nome Rita Martins provavelmente não te dirá muito mas a jovem que ficou conhecida pelo público português pelo nome de Rita Spider dá cartas no mundo da dança, desde pequena.
Após uma excelente participação no concurso “Achas que Sabes Dançar?” a bailarina, coreógrafa e professora de dança prepara-se agora para a aventura da sua vida – vai fazer parte da digressão da companhia do Circo du Soleil, num espectáculo dedicado ao seu maior ídolo, Michael Jackson.
Fã incondicional do Hip-Hop, Rita é hoje uma inspiração para muitos jovens. Vem perceber porquê.
De pequenino se torce o pepino. Contigo não foi excepção…
Sim é verdade desde muito pequenina que danço. Esta grande paixão surgiu por volta dos 4/5 anos e desde aí até hoje não parei de dançar.
Em pequena era muito irrequieta. Fiz de tudo um pouco desde as aulas de dança, de aeróbica, passando pelas artes marciais como o karaté, fazia de tudo e mais alguma coisa, era terrível.

“Divirtam-se enquanto dançam, mas respeitem sempre todas as formas de arte”
E como é que foi o teu percurso escolar?
O meu percurso escolar foi tranquilo. Nunca fui extremamente boa aluna mas safava-me. Realmente gostava de fazer tudo e mais alguma coisa, não só dançar mas adorava desportos, pintar, escrever, e… fazia muita coisa
Apesar de dançares há imensos anos o público português só te ficou a conhecer através do programa de dança “Achas que Sabes Dançar”. Qual foi a importância da tua participação no programa?
Comecei a ter alguma notoriedade como sendo uma das bailarinas dos Abstraction que venceram o Aqui há talento, o primeiro programa de talentos que houve da RTP1 há algum tempo.
Relativamente ao “Achas que Sabes Dançar” fico muito feliz por ter atingido o meu principal objectivo: transmitir uma boa energia para as pessoas. É muito bom sentirmo-nos acarinhadas, mesmo depois do programa já ter acabado há um ano.
A família é muito importante para ti?
Sim, a família é muito importante para mim. É com eles que lido diariamente. A família é um grande apoio, um grande suporte, e os meus têm estado sempre do meu lado. Apoiam-me incondicionalmente.
Qual foi o pior e o melhor momento da tua carreira?
Vou começar pelo mau… Acho que o pior que pode acontecer em qualquer carreira, não só na minha, é quando alguma coisa nos impossibilita de fazer o que mais gostamos e eu há pouco tempo tive uma lesão, muito grave, na coluna.
Foi durante as gravações do programa “Achas que Sabes Dançar”, mais especificamente no penúltimo programa. Mas, felizmente, agora estou muito bem.
Relativamente ao melhor momento da minha carreira foi, por exemplo, quando recebi um convite da Sonya Tayeh para ir trabalhar com ela para Los Angeles, nos Estados Unidos - ela é uma das coreógrafas do So You Think You Can Dance, nos Estados Unidos.
Sei que tens uma novidade para nos contar…
Sim, é verdade. Recebi uma proposta que me deixou muito feliz, e que vai mudar a minha vida.
Depois de ter recebido um convite e ter feito audições, vou integrar a Companhia do Circo du Soleil para fazer uma digressão durante 3 anos, pelo mundo, com um espectáculo dedicado ao Michael Jackson.
São dois sonhos que eu tinha: um deles era poder trabalhar um dia com o Michael Jackson e outro era trabalhar para o Circo du Soleil porque eu sou uma grande fã de circo. Assim, agora, tenho o melhor dos dois mundos.
Qual é o teu lema de vida?
O meu lema de vida é Nothing is Impossible.
Às vezes pensamos que as coisas são impossíveis de concretizar, mas não sou apologista deste ideal.
Na minha opinião nada é impossível. O importante é dedicarmo-nos sempre a tudo o que acreditamos e lutarmos pelos nossos objectivos sem passar por cima de ninguém. Que continuemos a sonhar… sempre.
B.I
Nome Completo – Ana Rita Berto Martins
Data de Nascimento – 23/10/1983
Cantores Favoritos: Tudo o que seja do Michael Jackson
Se não fosses bailarina hoje serias… Voluntária para trabalho Humanitário
O teu sonho? - Que haja paz no mundo
Curiosidades:
-Rita Spider porque… Este é o seu segundo nome artístico. Antigamente chamavam-na Rita Jackson pois o seu maior ídolo é o Michael Jackson.
-O nome artístico Spider provém de um professor inglês de dança, que admirava a sua flexibilidade e níveis de movimento. Então, dizia que ela era parecida como uma aranha. Daí o Rita Spider.
-Estilos de dança favoritos: Gosto de tudo um pouco mas tenho uma paixão enorme pelo Hip Hop. Gosto muito de sapateado, tango e danças contemporâneas.