O jovem que sempre quis ser cantor descobriu no programa de televisão Ídolos uma porta que, aos poucos, se vai abrindo na sua vida.
Aos 21 anos, Martim Vicente é uma das vozes relevação do nosso país prevendo-se que o seu primeiro álbum de originais saia no final deste ano.
Até lá, delicia-te com a entrevista que a FORUM fez quando o desafiou a regressar à sua antiga escola.
Quando é que a paixão pela música começou?
Desde pequenino que sempre quis cantar, venho de uma família muito musical e o gosto pela música sempre esteve comigo.

Como é que os teus amigos e a tua família viram esta tua participação no programa?
Os meus amigos reagiram muito bem, deram-me imensa força e foram um apoio constante. Os meus pais, principalmente, ficaram muito orgulhosos, pois foi a primeira vez que eu realmente tive uma decisão tomada só por mim, sem sequer ter a opinião deles, pois tudo partiu de mim, desde a inscrição até à ida ao primeiro casting. Eles sabiam há muito tempo que era o meu sonho, o programa foi uma grande oportunidade, e naturalmente que ficaram felizes.
Como é que reages quando sais à rua e as pessoas vêm falar contigo?
É óptimo, não me consigo cansar. Desde pequenino sonho ser “um cantor famoso”. Sempre tive consciência que a fama é algo necessário para a nossa música ser ouvida, ser passada nas rádios, etc.
Creio que reagi muito bem, ao início não sabia como lidar com isso. Por exemplo, uma vez fui a uma discoteca - era dia 23 de Dezembro - e quase senti um ataque de pânico pois estava muita gente à minha volta e foi complicado lidar com essa situação.
Eu tenho um grande respeito pela fama, também sei que esta fama do programa é muito efémera e eu não me posso dar ao luxo de dizer que estou cansado, estou sempre disposto a dar autógrafos e a estar com as pessoas, pois elas merecem.

Notas diferença entre a altura em que ainda eras concorrente e agora, alguns meses depois do concurso ter acabado?
Quem me conhece continua a abordar-me na rua. A diferença é que, agora, há muita gente a olhar para mim e não tem a certeza se “é ele ou não é”.
Nota-se uma grande diferença pois antes aparecíamos todos os domingos durante 3 horas, em horário nobre, e agora a nossa imagem já não aparece tanto.
O que achas que leva os jovens de hoje a quererem tanto ser "estrelas"e participarem, cada vez mais, nestes concursos de talentos?
É fácil acontecer esse fascínio a qualquer pessoa, eu também tive esse fascínio. Estamos a passar um momento na nossa sociedade em que as pessoas de maior sucesso são pessoas famosas. Os músicos são pessoas de sucesso, são pessoas reconhecidas. E neste momento que estamos a passar, de muito pouca auto-estima, as pessoas necessitam deste tipo de programas para elevar a sua auto-estima, mas também para se testarem.
Não acho que toda a gente queira ser estrela, mas há muita gente que quer ser conhecida e reconhecida.
Na nossa sociedade, cada vez mais, precisamos de reconhecimento.
Foste aluno da Escola Secundária Padre Alberto Neto. Já cantavas, nessa altura?
Já cantava, sim. Esta foi a minha primeira “escola” musical, foi aqui que eu dei o meu primeiro concerto, foi aqui que eu comecei a tocar piano. Foi graças à escola e aos professores que eu comecei a actuar para muita gente.
É uma escola muito importante para mim.
Como foi regressar hoje à escola? Está diferente para ti?
Não consigo ver esta escola diferente. Sinto esta escola como se fosse a minha casa, sinto-me resguardado e sinto-me seguro.
Às vezes acontece-me andar pelos lados de Queluz e venho aqui passear, ver os professores dizer olá e perguntar se está tudo bem, pois sinto-me em casa e tenho sempre saudades desta escola.
Assiste à entrevista completa aqui:
Comentários (8)
Subscrever sinal web deste comentário....
os meus favoritos deste ano eram a Carolina Deslandes e o Martim. tanto um como outro poderiam ter vencido o programa, que segundo a produção, é um programa POP. Mas pronto, mais uma edição do ídolos e o prémio foi para alguém que cante rock. :/ ...
podem vir aqui e ver as fotos do concerto , tiradas pelos alunos do 2º ano de fotografia da escola:
https://picasaweb.google.com/117565597745961252935/AEPADNoConcertoDeMartimVicente#