Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:13:38 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Há uma Aur(e)a nesta voz!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 5 Votos )

Aurea_07_site

Com apenas 23 anos, carrega na voz um poder que não lhe revela a idade. Aurea invadiu as ondas hertzianas nacionais com o single de estreia “Busy (For Me)” e promete continuar a dar cartas no mundo da música. Pensou em ser actriz, e foi enquanto estudava Teatro, na Universidade de Évora, que tudo mudou.

A jovem alentejana viu a sua voz ser descoberta por um colega que encontrou nela um potencial talento. E não se enganou. Dedica-se a este novo papel na sua vida a 100 por cento e tem na mãe a sua maior fã. Fomos descobrir a dona desta poderosa voz soul.

Como é que tudo começou no mundo da música?
O mundo da música começou no mundo do teatro. Estava a estudar em Évora, no curso de Teatro, e conheci um colega que estudava Música, o Rui Ribeiro, e que é o compositor da maior parte das músicas do disco. Ele ouviu a minha voz numa brincadeira na universidade. Na altura estava a tocar piano, estávamos todos a cantar e ele ouviu a minha voz e ficou curioso: “Mas que voz é esta? Eu gosto disto”. Então, poucos dias depois, pediu-me para cantar e gravámos um tema, que enviou para a Blim Records, produtora do disco. Eles gostaram também e decidiram fazer o trabalho.

Como é o teu dia-a-dia?
Neste momento passa por fazer a promoção ao disco, com entrevistas, programas de televisão. Passa também por cantar ao vivo. Agora vou fazer os concertos nas Fnac’s. Já fiz no Norte, vamos agora começar por fazer o Centro do país e depois para o Sul.

E quem é a Aurea? Como é que te defines?
A Aurea é uma menina simples, muito simples, que recebeu um presente muito grande na sua vida e que está neste momento a aproveitá-lo ao máximo. Está a trabalhar muito para conseguir fazer alguma coisa deste sonho. E gosta de cantar, gosta muito de cantar. Estou aqui há dois anos. Quando vim para Lisboa comecei logo a trabalhar em estúdio. Tínhamos feito a maqueta do disco em Évora, depois chegámos a Lisboa e gravámos a música ‘Okay Alright’. Entretanto, na gravação desta música descobriu-se que a minha voz tinha outros contornos e que seguia mais a linha de soul music. Decidi experimentar fazer uma música nesse estilo, a ‘Busy (for me)‘, e quando ouvi a música apaixonei-me completamente por ela só de ouvir o instrumental. A partir daí fez-se uma nova maqueta com esse novo estilo e foi o que realmente ficou para este primeiro disco.

Como reages ao facto de te chamarem a Duffy portuguesa?
(risos) Claro que reajo bem, porque é uma comparação muito positiva. Encaro como um elogio, porque a Duffy é uma das minhas influências musicais, tal como a Amy Winehouse e a Joss Stone.

Sabemos que és apaixonada por tatuagens. Que significado têm para ti?
Encaro as tatuagens como obras de arte. Tenho três tatuagens e duas delas deixei ao critério do tatuador. Faço sempre com a mesma pessoa no Algarve. E deixo sempre ao critério dele. Peço: “olha, fazes-me aqui um desenho e quando tiveres terminado envias-me para eu ver e confirmo se quero ou não, ou se quero alterar alguma coisa”. Mas as duas que tenho feitas por ele adorei logo que as vi e disse: vamos fazê-las! São obras de arte para mim. A minha primeira tatuagem foi quando eu tinha 20 anos e foi presente dos meus pais. Foi a tatuagem que tenho na mão. São 7 estrelas e são 7 por ser um número que faz parte da minha vida e tenho alguma crença nele. Está associado a coisas muito boas da minha vida.

Quais os teus sonhos para o futuro?
O meu maior sonho para o futuro é ser feliz, fazer os que estão à minha volta felizes e ser feliz a cantar. Quero cantar para sempre. Vou trabalhar para fazer da música a minha vida.

Que ternura!

Aurea contou-nos o momento mais caricato que já lhe aconteceu. “Uma vez dei um concerto na Fnac do Norte Shopping e, no final, apareceu-me um casal com um bebé de 6 mesinhos. Começo a olhar para o bebé e ele era muito simpático, a querer agarrar-me nos cabelos e a rir... E então os pais dizem-me que ele costumava adormecer a ouvir a minha música e que adorava. Foi aí que me pediram um autógrafo para o bebé, para que quando ele pudesse ler visse o autógrafo da Aurea. (risos) Eu fiquei muito contente. Foi um momento muito giro”.

Curiosidades sobre Aurea

Para mim cantar é... vida
Maior elogio que já ouviste: apaixonei-me pela tua voz”
Música preferida: Dirty Man, de Joss Stone
Um livro: ‘Perfume’
Uma viagem: Índia
Se não fosses cantora, serias... Actriz

Frases em destaque:

“Busy (for me)” é o tema de apresentação do álbum de estreia, homónimo, lançado em Setembro de 2010.

As tatuagens são obras de arte para mim. A minha primeira tatuagem foi quando eu tinha 20 anos e foi um presente dos meus pais.”

Se queres assistir a uma actuação da Aurea numa FNAC perto de ti, aponta estas datas:

18 de Dezembro - Fnac Leiria - 17h00

18 de Dezembro - Fnac Coimbra - 22h00

19 de Dezembro - Fnac Algarve - 17h00

Comentários (19)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
Ana Catarina Pereira do Rosario
gostyo muito mesmo=D
Ana Catarina Pereira do Rosario , Abril 13, 2011
...
Inês Penim
Foi o último e ficou como todos os outros optimo smilies/cheesy.gif

Inês Penim , Fevereiro 25, 2011
...
Paulo Alexandre Henriques
Um dos ultimos artigos feitos pela Cátia smilies/smiley.gif
Paulo Henriques , Fevereiro 25, 2011
...
Daniela Filipa Ribeiro Ferreira
Não a conheço, mas é uma boa entrevista! smilies/tongue.gif
Daniela Filipa Ribeiro Ferreira , Fevereiro 04, 2011
...
João Alberto Branco Valeriano
Cada vez gosto mais smilies/cheesy.gif
João Alberto Branco Valeriano , Fevereiro 01, 2011
...
Carolina Silva
Nunca tinha ouvido falar.
Carolina Silva , Janeiro 19, 2011
...
Cátia Monteiro
Intersante .
Cátia , Janeiro 16, 2011
...
claudia
não conhecia e parece bastante interessante. gosto mesmo muito!
claudia , Janeiro 15, 2011
...
0
Uma grande voz e um grande talento Aurea, gostei imenso
continua com o bom trabalho e muito trabalho para o futuro

bejinhos
Tiago Rocha , Janeiro 10, 2011
.
Ju
Muito bom! Grande voz!
Ju , Janeiro 03, 2011 | url
...
Daniela Freitas Canha e Sá
Que voz, que voz!!
Fogo, mas que não seja Pop, que não seja Pop...
Ela que se torne uma Sia, tem capacidades para isso.
Aurea, tamos cntgo! smilies/smiley.gif
Daniela Freitas Canha e Sá , Dezembro 26, 2010
...
Diogo Costa
É gira a rapariga e muito expressiva.

Interessante era saber o cachet para umas actuações.

Infelizmente não compro CD's para não alimentar Editoras capitalistas, mas uns concertos parece-me bem smilies/smiley.gif então para umas festas de gala, parece-me muito bem.
Diogo Costa , Dezembro 23, 2010
...
Dan
Vi-a a alguns dias na TV...
Canta muito bem!
Dan , Dezembro 21, 2010
...
Sandro
Mais uma excelente voz portuguesa. Desejo-lhe o maior sucesso.
Sandro , Dezembro 20, 2010
...
João Alberto Branco Valeriano
Ontem vi em Leiria smilies/cheesy.gif Gostei muito smilies/cheesy.gif
João Alberto Branco Valeriano , Dezembro 19, 2010
...
Joaquim
Tenho pena de não conseguir arranjar grelha para poder assistir a um concerto da Aurea, já procurei algumas coisas sobre ela e parece bastante interessante.
Acho fantástico ela possuir talento e ser portuguesa, contudo acho que se perde sempre quando existem expressões como a "Duffy portuguesa" por muito que possa parecer um elogio é algo limitativo e de certa forma retira um pouco da identidade desta nossa artista.
Joaquim , Dezembro 18, 2010
...
Filipa Fernandes Caçador
é amnha cá em leiria vou lá smilies/cheesy.gif e quero um autografo
Filipa Fernandes Caçador , Dezembro 17, 2010
...
Sara M.
Mais uma bela voz portuguesa smilies/smiley.gif
Sara Carina Monteiro , Dezembro 17, 2010
...
Ana catarina
grande entrevista