Quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Última actualização:13:38 GMT

Hi5: forumestudante MySpace: forumestudante External Link: facebook.com/pages/FORUM-ESTUDANTE/314359796460 Twitter: forum_estudante External Link: www.forum.pt/index.php?format=feed&type=rss
Estás aqui:

Os Mistérios de Afonso Pimentel

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
( 4 Votos )

afonsopimentel011

Tem sentido de humor, simpatia e um sorriso envolvente. Aos 28 anos, o menino de olhos claros que ficou conhecido pelo seu brilhante desempenho no filme “Adeus Pai” é hoje actor e realizador. Fomos conhecer de perto quem é José Afonso Pimentel!

Como eras como aluno no ensino secundário? Eras bem comportado?
Era bem comportado. Mas estava sempre com a cabeça um bocadinho a mil, fora do sítio onde estava. Um bocadinho desconcentrado. Desde as primeiras referências que vieram para casa escritas pelos professores já chamavam a atenção para isso. A questão foi depois aprender a canalizar esse “voar de cabeça” para outras coisas e concentrar-me também na escola. Mas era um puto que se dava bastante bem com os outros, tinha um grupo de amigos grande, e alguns deles que ainda mantenho hoje. Não era um 'nerdizinho' nem um bandido. Tinha mais problemas de concentração que outra coisa.

Antes de dares os primeiros passos como actor, tinhas algum sonho diferente?
Segundo a minha mãe, eu queria ser engraxador. Isto é rigorosamente verdade. Tenho, inclusive, uma caixa de engraxador pequenina. Acho que queria ser muita coisa, mas engraxador era uma delas.

O que mais gostas de fazer? Representação, realização...?
Eu sou essencialmente actor, agora a verdade é que fui parar à representação por causa da realização. Ou seja, inscrevi-me no casting para o meu primeiro trabalho, o “Adeus Pai”, por causa da realização. Eu queria ver como é que as coisas se faziam. Queria assistir e perceber como se conta uma história tecnicamente. E inscrevi-me no casting para isso, até porque na altura ninguém era conhecido por fazer cinema.

Sabemos que gostas de esgrima, natação e equitação... Mas com tanto trabalho, ainda consegues ter tempo para ti e para estes hobbies?
É engraçado que tenho tempo para essas coisas mas em trabalho, ou seja, esgrima – que era uma coisa que eu gostava quando era puto e depois deixei – tive aulas para fazer o filme “Mistérios de Lisboa”. Em relação à equitação, já é o terceiro ou quarto trabalho em que sou obrigado a montar. Portanto, há uma série de coisas que ainda bem que as aprendi antes para poder fazê-las num trabalho. Tempo para mim? Tenho, e claro que há fases mais complicadas e é preciso geri-lo. Há momentos em que é “mais a abrir”, mas depois tenho que conseguir tempo para as minhas coisas, nem que seja para sentar e relaxar no Alentejo ou ir beber café com os meus amigos na aldeia. É assim que vou descontraindo.

afonsopimentel02

Raio-X
Afonso Pimentel estudou na Escola Secundária de Amadora e seguiu a licenciatura em Comunicação Social, na Universidade Católica. Começou por estagiar na Endemol, a fazer trabalhos de realização, e tem vindo a consagrar-se como actor. Já recebeu vários prémios, tendo sido o primeiro o de “Melhor Jovem Actor”, distinção feita no Festival de Cinema de Moscovo, aos 14 anos, pelo seu desempenho no filme “Adeus Pai”. Também já foi premiado no Festival de Cinema de Berlim, recebeu o Globo de Ouro como Melhor Actor (pelo filme “Coisa Ruim”) e o Prémio Revelação no Bernardo Santareno Awards.
Actualmente, interpreta Eduardo na novela Espírito Indomável (TVI) e encontra-se a realizar dois videoclips para a banda portuguesa Klepht. O filme mais recente no qual participou foi o “Mistérios de Lisboa”, do realizador Raúl Ruiz. Tem ainda em mãos um projecto chamado Núcleo Casulo, que criou com Rodrigo Saraiva, “um companheiro de viagem de há muitos anos”, e que consiste numa “plataforma para pessoas de várias áreas: designers, realizadores, actores, entre outros, que querem fazer trabalhos bons e relembrar-se porque escolheram esta área...”.

afonsopimentel04

Curiosidades
O teu melhor trabalho – É difícil escolher. Um dos que me deu mais gozo fazer foi “Demónios Menores”, de João Lourenço, no Teatro Aberto, em especial porque foi a minha estreia em teatro.
Maior elogio que já recebeste – estar com dois amigos no Alentejo e eles acharem estranho porque é que havia três pessoas a olhar para nós e dizerem-me que eu devia falar com elas, que deviam conhecer-me. O facto dos meus amigos esquecerem-se porque é que me reconhecem na rua é dos elogios mais fixes que podia receber.
Música preferida – “Idade da Estupidez”, Klepth (gosto muito do álbum)
Filme preferido – “Adeus Pai”, de Luís Filipe Rocha
Receber um prémio aos 14 anos foi... um bocado confuso para mim e só soube do prémio 2 meses depois, porque o documento veio em russo e só quando o Tito Navarro quis saber o que era o documento e o mandou traduzir é que descobrimos isso.

Se não fosse actor, serias... claramente engraxador. A minha mãe tinha razão! (risos)

Comentários (10)

Subscrever sinal web deste comentário.
...
Daniela Filipa Ribeiro Ferreira
Grandes FOTOS smilies/smiley.gif
Daniela Filipa Ribeiro Ferreira , Fevereiro 10, 2011
...
claudia
so tenho a dizer que ele cresceu muito!
claudia , Janeiro 15, 2011
.
Ju
Muito boa entrevista, muito boa (:
Ju , Janeiro 04, 2011 | url
...
Cátia Felício
Obrigada smilies/smiley.gif Ainda bem que gostaram... Se tiverem mais sugestões para entrevistados, façam favor de dizer! E com sorte ainda podem vir connosco fazer essa entrevista smilies/cheesy.gif
Cátia Felício , Novembro 30, 2010
...
Denise Alexandra Correia Rolindo Gomes
grande homem, grande actor !(;
Denise Alexandra Correia Rolindo Gomes , Novembro 29, 2010
...
Carolina Madeira
ha ha engraçado quando somos putos os nossos sonhos smilies/tongue.gif
Carolina Madeira , Novembro 29, 2010
...
Inês Penim
Bela entrevista Cátia smilies/cheesy.gif
Inês Penim , Novembro 29, 2010
...
João Alberto Branco Valeriano
A Grande entrevista que aparece na revista de Dezembro. Gostei smilies/wink.gif
João Alberto Branco Valeriano , Novembro 29, 2010
...
andreia
Cátia mas que entrevista espectacular!smilies/grin.gif
andreia , Novembro 29, 2010
...
Valter
Boa entrevista, apesar de não ser dos meus actores favoritos.
Valter , Novembro 29, 2010

Escreve o teu comentário.

menor | maior
security image
Escreve os caracteres apresentados.

Comunidade Forum

Estatísticas
Utilizadores registados
: 19231
Grupos criados
: 264
Discussões