“Comecei com o primeiro objectivo de ser o melhor cinturão branco da minha turma e, depois, todos os dias atingir novos objectivos até chegar aos mais altos valores”.
“A chave do sucesso está em descobrir aquilo que nos faz o coração tremer”, conta Nuno Delgado. Em entrevista à FORUM ESTUDANTE, o antigo campeão judoca que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000) revela alguns dos seus novos projectos. Para ti, que o admiras, ficam também alguns conselhos: como “ser feliz”, como “lutar por aquilo que queremos” e como “conhecer os nossos medos e motivações”.
- Contas com vários anos de prática de Judo, ganhaste medalhas, viajaste pelo mundo... Já te aconteceu alguma situação caricata?
Já me aconteceram inúmeras situações caricatas. Posso dar um exemplo engraçado que aconteceu quando fomos para Sidney. Cheguei lá e a primeira pessoa que contactei era português e é extraordinário, porque estávamos convencidos de que estávamos isolados no outro lado do mundo e, mais uma vez, o espírito lusófono estava ali espalhado. Houve uma claque de apoio fantástica e acabámos por comemorar numa casa de uma comunidade portuguesa. É interessante porque somos um país tão pequeno mas que realmente tem laços e raízes por todo o mundo.
- Sagraste-te campeão nacional muito cedo, com 12 anos. Na altura, o que te passou pela cabeça? Achaste que ias fazer disso a tua vida?
Não. Aos 12 anos foi um objectivo alcançado, fiquei bastante satisfeito, mas eu estava no judo porque lá estavam os meus melhores amigos. Era uma actividade que me preenchia bastante, que gostava de fazer e que, em paralelo com a escola, era uma das iniciativas em que os meus pais me apoiavam. Apenas encarei isso como mais um objectivo alcançado e tracei desafios um pouco mais difíceis. O seguinte foi tentar conquistar um torneio internacional... Comecei com o primeiro objectivo de ser o melhor cinturão branco da minha turma e, depois, todos os dias atingir novos objectivos até chegar aos mais altos valores.
- E como te sentiste ao alcançar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000?
Tinha 22 anos. A sensação é indescritível. Foi o concretizar de um sonho de criança. Só o facto de estar nos Jogos Olímpicos para mim tinha um significado enorme. Foi o êxtase de olhar para trás e desde os tais 12 anos, a primeira conquista, até àquele momento, todo o percurso, todo o esforço, todo o empenho e todo o sacrifício que estavam envolvidos foram concretizados e, portanto, acho que vale sempre a pena.
- Para chegar a esse nível foram necessárias muitas horas de treino e dedicação. Que conselhos dás a jovens que te admiram ou que, tal como tu, ambicionam uma carreira no mundo do desporto?
O melhor conselho que posso dar é ser feliz e isso acho que só é possível se descobrirmos aquilo que mais gostamos de fazer. Essa é que é uma das grandes chaves do sucesso, seja em que área for. É descobrir aquilo que nos faz o coração tremer. E a partir daí a motivação e capacidade de sacrifício é muito maior...
O Nuno Delgado tem uma escola, sabias?
Um dos nossos grandes objectivos desta escola é promover a prática de judo para todos. Em 2008, e a pensar nas pessoas que não têm possibilidades, quer financeiras, quer de motricidade ou outras, foi iniciado um projecto de solidariedade social nesta escola que permitisse criar condições para que todas as pessoas tivessem acesso ao Judo.
O judoca revela que “a Escola de Judo Nuno Delgado é um capricho meu. Quando deixei de competir, em 2006, esse cenário fez-me pensar: o que é que posso fazer que me preencha? O que é que poderia fazer depois de ser atleta de alta competição? E fui descobrindo, a pouco e pouco, que um projecto de formação através do judo poderia colmatar esse buraquinho que ficou no coração. Desde 2005, começámos a desenvolver o conceito que daria lugar à Escola de Judo Nuno Delgado. Basicamente, esta é uma escola de formação e que tem como lema formar campeões para a vida, que é um pouco o princípio do Judo e que tentamos relembrar”.
Sabe mais em www.nunodelgado.net
Vem aí a Maior Aula de Judo
É uma iniciativa que está a ser desenvolvida com o objectivo de poder continuar a promover a mensagem de formar campeões para a vida, como nos conta Nuno Delgado. “Isto levou-nos a desenvolver um movimento que é designado Achieve Collect and Give Back e que tem como logótipo o cinto de judo arco-íris, que é o cinto da responsabilidade social. Este movimento vai culminar em 2011, com a maior aula de Judo do mundo, que foi uma iniciativa que nós achámos que iria dar alguma dimensão e notoriedade aos objectivos que queremos concretizar”.
Até lá, vai ficando atento à tua revista, pois a FORUM ESTUDANTE vai acompanhar, passo a passo, esta iniciativa.
7 coisas que não sabias sobre Nuno Delgado…
Ídolo – Nelson Mandela
Música preferida – Achieve Collect and Give Back (hino)
Filme que mais o marcou – ‘Avatar’
Um livro – ‘Mind Over Muscle’, do mestre Jigoro Kano
Uma viagem – Cabo Verde
Amuleto da sorte – Não tem
Lema de vida – Ser feliz
Comentários (11)
Subscrever sinal web deste comentário....

Em todos os desportos temos de fazer bastantes esforços para chegar longe, exemplo visto é por exemplo o Cristiano Ronaldo que era um miúdo e deixou a Madeira para vir treinar para a academia do Sporting em Alcochete para seguir o seu sonho de pequenino. Também o Figo que passava o rio de barco só para poder ir treinar. Pelas coisas que gostamos temos sempre de fazer grandes esforços na vida .