| Indíce do artigo |
|---|
| Joana Alvarenga “Adorava experimentar cinema" |
| “Sem talento a carreira torna-se muito curta” |
| Todas as páginas |

Ficou conhecida em “Morangos com Açúcar”, mas foi a série “Rebelde Way” que a catapultou para a fama. Depois de ter encarnado a colegial Lisa Scott, a actriz de 22 anos sonha agora ser polícia ou assassina… Mas atenção, só no cinema!
Começaste por ser manequim, mas o gosto pela representação levou-te a integrar o elenco de “Morangos com açúcar” e, mais tarde, da “Rebelde Way”, onde conseguiste o papel de protagonista…Lembro-me perfeitamente! Recebi a notícia quando ia levar uma amiga minha ao trabalho. Estava no Campo Grande, quando me ligaram da produção a dizer que eu ia fazer de Lisa Scott e eu nem cabia em mim de contente – desatei aos pulos de alegria e andei ali a festejar sozinha!
Ser actriz significou, entre outros sacrifícios, trocares o Porto, a tua cidade natal, pela capital…
Sim. Mudei a minha vida completamente. Vim morar para Lisboa, sozinha, numa cidade que mal conhecia, sem amigos e família. Ao inicio sofri muito com as saudades, senti-me muitas vezes sozinha, desamparada e a lutar pelo sonho de ser actriz sem nunca ter uma certeza se viria a conseguir. A concorrência era muita, mas tudo o que ia passando fazia com que eu cada vez tivesse mais forças para continuar – e ainda bem que o fiz, ou de outro modo não estaria onde estou. Abandonei o meu curso de Línguas e Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras do Porto, deixei a minha família, amigos e namorado no Porto, mas não me arrependo de nada, porque consegui e estou muito feliz assim.
Já te devem ter feito esta pergunta dezenas de vezes… Mas quão diferente é a Joana da Lisa da “Rebelde way”?
A Lisa é uma adolescente que está na fase de descobrir as coisas boas da vida. Tem a sua primeira paixão e vê no Pedro o homem da vida dela. É orgulhosa, objectiva no que faz, frontal no que diz, mas acima de tudo é uma lutadora e uma sonhadora. Eu, Joana Alvarenga, sou mais velha, já passei essa fase da minha vida, mas tenho uma parecença com a Lisa: sou sonhadora e lutadora como ela. Luto por aquilo em que acredito e só assim consigo tudo o que tenho e o que quero.

















