À (re)Descoberta da terra

  

Slides Redescobrir a Terra-01

Foi ontem apresentado em Santarém o programa de ações ReDescobrir a Terra.

Este programa de ações tem por objetivo aproximar e sensibilizar os jovens para a importância estratégica da agricultura, mundo rural, ambiente e desenvolvimento sustentável.

Esta iniciativa da Forum Estudante e da CAP integra na sua execução uma rede de parceiros, constituídos pela maioria das instituições de ensino vocacionadas para esta área.

Representantes destas mesmas instituições estiveram presentes na Feira Nacional da Agricultura em Santarém para a apresentação do programa, que contou com a presença da Sra. Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e onde, a abrir, puderam ouvir de João Machado, Presidente da CAP, a importância que esta confederação atribui ao projeto e o seu plano de ação.

redescobrir site 1

Seguiram-se as intervenções de José Godinho Calado, Pro.reitor da Univ. Évora, Ana Paula do Vale, Diretora da ESAgrária de Ponte de Lima e Carlos Frutuosa da APEPA, sobre a importância da agroliteracia para as instituições de ensino agrícola.

Aldo Passarinho, Pró-presidente do IPBeja, destacou na sua intervenção, os desafios de comunicação de um setor que é ainda visto, quer pela opinião pública, quer mesmo nos manuais escolares, como um setor antigo, envelhecido e desatualizado, quando a realidade é a de que cada vez mais a alta tecnologia está associada e é aplicada nos processos agrícolas atuais.

Rui Marques da Forum Estudante, apresentou o Programa ReDescobrir a Terra, explicando que é um plano de ações para dois anos, destinado essencialmente ao público dos Ensinos Básico e Secundário, mas também com componentes dirigidas a Associações de Pais e Famílias, Psicólogos escolares, Docentes e Técnicos de Instituições de Ensino Superior e Profissional que operam no setor.

redescobrir site 2

Desde Academias de Verão a um Prémio Nacional, passando pelo Dia Nacional da Agricultura na Escola, serão várias as ações de que irás ouvir falar e poder participar, já a partir do próximo ano letivo.

Por parte do Governo, a Ministra Assunção Cristas, congratulou todas as instiuições parceiras pela existência do Programa ReDescobrir a Terra e a sua importância e mais valia na estratégia de desenvolvimento do setor agrícola, nomeadamente através das novas gerações, que terão a possibilidade de aproveitar as muitas oportunidades que um setor em franca expansão lhes oferece.

Deixou ainda o comprometimento do Ministério que preside em apoiar, naquilo que estiver dentro do seu alcance e competências, todo o programa de ações ReDescobrir a Terra.